TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MUNDO EXIGE UMA NOVA RACIONALIDADE, ROMPE-SE A UNIDADE DO SABER

Por:   •  10/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

O MUNDO EXIGE UMA NOVA RACIONALIDADE, ROMPE-SE A UNIDADE DO SABER

• Como se deu o rompimento da unidade do saber e o desenvolvimento da racionalidade?

Com o domínio do Império Macedônico sobre a Grécia, ouve um choque entre as duas culturas diferentes, grega e oriental. Esse período foi chamado de Helenístico, caracterizado pela divisão do conhecimento, que começou a gerar um corpo de conhecimento hoje denominado ciência, que foi possível devido a uma organização do trabalho de produção de conhecimento.

Nesse período as escolas filosóficas, caracterizavam-se por preocupar-se com o individuo, destacando três movimentos: O estoicismo, o epicurismo e o ceticismo, que contribuíram para o desenvolvimento de uma nova racionalidade.

“O domínio do Império Macedônico sobre a Grécia, [...] deu origem a uma fusão de cultura grega com a cultura oriental [...] Esse período é chamado período helenístico [...]. Paralelamente ao desenvolvimento do corpo de conhecimento hoje denominado filosofia [...] desenvolveu-se uma nova forma de organização do trabalho de produção de conhecimento (início de uma certa especialização, manutenção pelo Estado de uma instituição voltada para o estudo e pesquisa, estabelecimento planejado de uma infra-estrutura necessária a pesquisa) que começou a gerar um corpo de conhecimento diferente de hoje se denomina ciência.[...]” (p. 98).

“As escolas filosóficas, nesse período, caracterizavam-se por abandonar a preocupação com a política e com a cidade e voltaram-se para o individuo [...] Essa preocupação orientou diferentes movimentos filosóficos desse períodos, dentre os quais três são destacados – o estoicismo, o epicurismo e o ceticismo [...]” (p. 98).

• Estoicismo

“A filosofia estóica propunha que a felicidade seria obtida por meio da reconciliação com a natureza [...] Essa filosofia dividia-se em tres partes – a lógica, a física e a moral [...]” (p. 99).

“Uma das partes da filosofia, a física, referia-se a natureza que, para os estóicos, não podia ser dissociada de Deus [...]” (p. 99).

“A lógica uma outra parte da filosofia estóica, não pode ser separada da física, uma vez que tem como tema o logos, a razão. [...] A lógica era a ciência do discurso racional.” (p. 103)

• Epicurismo

“Os epicuristas desenvolveram uma concepção de natureza, uma física, na qual buscavam explicações materiais para o mundo e sua origem, e não viam em uma entidade abstrata – um Deus – ou em um destino explicação para qualquer fenômeno.[...]” (p. 109).

Os epicuristas acreditavam que “[...] nada nasce do nada[...] Tudo na natureza, os corpos e seres do universo, era formado a partir de átomos, elementos mínimos que se juntavam.[...]” (p. 110).

• Ceticismo

“Os primeiros céticos afirmavam que não se podia conhecer o mundo ou sobre ele ter opiniões porque todas as coisas eram iguais e instáveis [...]” (p. 118).

Camila

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com