TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Max Weber

Por:   •  4/10/2020  •  Ensaio  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 2

Max Weber

Weber foi considerado um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão.

O conceito de burocracia está presente nos pensamentos weberianos.  A palavra burocracia está ligada a estrutura de poder, sistema de gestão e grupo social. Podemos definir burocracia como uma organização caracterizada por regras e procedimentos regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, bem como a hierarquia e relações impessoais.

De acordo com Weber, as ações das pessoas estão totalmente ligadas as normas coletivas e legitimadas. Podemos dizer que, a autoridade está vinculada como mecanismo de responsabilidade.

Weber classifica a Autoridade em três tipos, dependendo principalmente das bases da Sociedade em questão, ou seja, das bases de sua legitimidade:

Racional-Legal: origina-se de regras, estatutos e leis. Tais regras definem a quem obedecer e até quando obedecer, tornando possível a aceitação. A autoridade está no cargo ocupado e não na pessoa que o ocupa, que só pode exercer a dominação dentro dos limites estabelecidos pelo cargo ocupado. Podemos dar como exemplo as grandes empresas e forças armadas.

Tradicional- seguem as tradições e os costumes de uma sociedade. Neste tipo, quem ordena é o senhor e quem obedece são os súditos, as regras são determinadas pela tradição, é regida pela honra e a boa vontade do senhor, que é considerado justo. Podemos dar como exemplo o Estado Feudal e a monarquia.

Carismática: ligada a capacidade de uma maneira generalizada do impositor, que pelo seu poder ( não sei, queria falar do Hitler pq a professora odeia ele de forma negativa e de alguém de forma positiva)

Weber acredita que as organizações formais se baseiam em leis que as pessoas acreditam serem racionais e adequadas aos seus objetivos. A população acabava acreditando que estavam agindo de acordo com seus interesses e não de acordo com as vontades arbitrárias de alguém.

Weber afirma que, qualquer sociedade, organização ou grupo que se baseia em leis racionais é uma burocracia.

As organizações burocráticas possuem três características principais:

- formalidade: onde as organizações são constituídas com base em normas explicitas e leis que estipulam direitos e deveres.

- impessoalidade: a obediência se da ao cargo que você ocupa e não aos ocupantes.

- profissionalismo: os cargos de uma burocracia oferecem a seus ocupantes um meio de sustento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com