TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mito da Caverna

Por:   •  5/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

                                 Resumo  

Neo, personagem principal do longa-metragem Matrix pode ser comparado ao grande filosofo grego Sócrates, porque Neo assim como Sócrates questionava profundamente o sistema que a cercava, da mesma forma que Sócrates se empenhava em “acordar” o pensamento dos outros, Neo buscava desperta as pessoas para realidade fora da Matrix, e acima de tudo, o personagem Neo buscava conhecer a si mesmo, no caso conhecer a realidade da Matrix.

Há alguns séculos atrás Platão escreveu dentro de sua obra A Republica, a alegoria da caverna e séculos depois em 1999 os irmãos Wachouski criaram o filme Matrix, um longo período separando o texto de Platão do filme Matrix, porem os dois possuem características semelhantes. No mito da caverna descreve a situação em que se encontravam algumas pessoas, acorrentadas e privadas do mundo exterior, onde eleas não tinham o direito nem se quer de olhar para trás,apenas sussurros e sombras chegavam a eles, ate que um deles escapou, e chegou ao mundo de fora da escuridão que o cercava desde a infância, do mesmo modo que haveria sido com seus antepassados, ao principio ele se ofusca com a luz do sol, que na caverna ele imaginava que fosse uma fogueira, mas com o tempo se adaptou, ao deslumbrar de todas as maravilhas deste novo mundo ele resolve voltar para contar para os outros que fora daquela escuridão existia outro mundo, mais eles não acreditaram no que ele disse, por já estarem enraizados aquele lugar.

Já no filme da Matrix a mente dos seres humanos esta aprisionada num progama denominado Matrix, programa este que simula uma realidade humana quase perfeita, enquanto a energia provinda dos impulsos elétricos de seus corpos era sugada por maquinas que dominavam o mundo real, e um dos acorrentados se sente incomodado com a situação. Neo é esse acorrentado, que nasceu na Matrix., onde morfeu seu mestre, apresenta a filosofia, que vem para proteger esse ideal. No filme quando Morfeu conta a verdade a Neo que vivia num mundo de sonhos, Neo entra em choque e vomita e nega a afirmação de Morfeu, se mostra hostil. Morfeu fala que depois de certa idade, não é aconselhável libertar uma pessoa, porque a mente é difícil de assimilar assombrosa verdade.O que Morfeu quis dizer com isso é que os jovens tem a mente mais aberta e a filosofia deve ser aplicada inicialmente aos jovens de espírito ,independete da idade, também devia ser aplicada aos lideres, pois são esses que são capazes de mudar a sociedade em que vive. Depois de certa idade, seria mais fácil viver uma mentira confortável e rejeitar a verdade.

Morfeu é aquele que crê na profecia que diz que Neo vai colocar um fim na guerra contra as máquinas. A união de Neo com Trinity simboliza a união do guerreiro com a sua alma. Tank chega a dizer que Morfeu foi um pai para eles. O pai espiritual surge quando esse faz um sacrifício pelo discípulo, e foi o que Morfeu fez. O pai espiritual está numa condição acima de mestre por causa desse, sacrifício. E Neo responde a essa atitude indo ao que Tank considerava suicídio: salvar Morfeu indo invadir um prédio com vários policiais armados até os dentes, e com três agentes que podem quebrar o concreto e desviar de balas. Neo crer. E aquele que crer, ver, sem necessidade da especulação da mente. E assim Neo e Trinity vão resgatar Morfeu. E conseguem sucesso, e resgatam Morfeu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com