TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mito da Caverna

Por:   •  3/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

Existia um grupo de prisioneiros, que desde a infância viviam numa caverna, com seus pés, braços e pescoços acorrentados, presos por grilhões, forçando-os a olharem unicamente para a frente.

Atrás dessas pessoas, existia um muro e uma fogueira. Havia pessoas que carregavam todo tipo de artefato, que, ao passarem pela luz da fogueira, formavam sombras. Alguns desses carregadores conversavam entre si, e ao projetarem sombras e emitirem sons, os prisioneiros acreditavam que tais sombras e sons, eram a verdade, a realidade que existia.

Então, um deles foi libertado e saiu para o mundo exterior. A princípio, a luz do sol causou dor devido a ofuscação da vista. Ele precisou de tempo para adaptar-se e poder ver as coisas do mundo exterior.

Com o tempo, ele se acostumou e passou a ver o sol, não seus reflexos na água ou em algum outro ponto, mas o próprio sol em seu próprio posto, se tornando capaz de perscrutá-lo.

Logo, ele se lembra dos companheiros prisioneiros e daquilo que ali se passava por sabedoria.

Ele desce novamente ao interior da caverna, e seus olhos ficam novamente repletos de escuridão. Ao reassumir novamente seu posto, e antes que seus olhos se recuperassem, ao competir de novo com os perpétuos prisioneiros no reconhecimento das sombras, foi tachado como louco, ridículo. Logo, os demais prisioneiros concluíram que a viagem à região superior, à parte mais elevada, não vale a pena, pois teriam a visão arruinada. E caso alguém quisesse libertá-los e tentar conduzi-los acima, se fosse apanhado, eles o matariam.

  • As imagens que definem e transmite a ideia do Bem Moral Absoluto, podem ser encontradas nas seguintes passagens:
  1. ...no começo veria sombras mais facilmente, depois imagens ou reflexo de homens e outras coisas na água, e posteriormente as próprias coisas, e, a partir disso, se capacitaria a perscrutar as coisas celestes e o próprio céu, mais facilmente acima como a ascensão da alma à região inteligível...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com