TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ORATÓRIA

Por:   •  1/12/2017  •  Dissertação  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE SOBRE ORATÓRIA

  1. O que é oratória?

                 De acordo com o dicionário Dicio oratória, substantivo feminino, é a ater de falar em público; eloquência.
                [Gramática] Conjunto das regras que auxiliam na arte de bem falar; retórica.

         Sendo oratória uma técnica consagrada de falar em publico com poder de influência e convencer os ouvintes de forma clara, atingindo o objetivo especifico.  Não é apenas saber falar em público, mas sim conseguir atingir o que foi planejado.

Os objetivos da oratória podem ser de comunicar, entreter, informar, educar, motivar, convencer, entre outros.

A oratória se divide em quatro fases:
- Quais seus objetivos;

- Quais as expectativas dos seus ouvintes;

- Planejamento do conteúdo;

- Analisar a melhor estratégia de aborda tal assunto;

- Como criar vínculos com seu público, para incorporarem seu conteúdo.

  1. Para que serve a oratória no curso de direito?

        O estudo da oratória, para os estudantes do curso de Direito é um fator imprescindível para o bom desenvolvimento no desempenho de um bom profissional da advocacia.
        Grande parte dos estudantes demonstram ter dificuldade ao se expressar em publico, pois se sentem inseguros, com medo de não conseguem passar o que realmente pensam e até mesmo envergonhados.
         Saber falar bem é uma exigência feita a quem decide seguir a carreira do Direito, porque a vivencia demanda muito a prática discursiva. O conhecimento das técnicas de Oratória facilita nosso poder de argumentação, qualidade essa que todo bom advogado precisa para ter êxito profissional, pois comunicar-se bem atrairá a confiança das pessoas que o rodeiam.
        Por isso, a comunicação clara e objetiva é indispensável. Além disso, é indispensável que um bom estudante atente a todos os detalhes, visto que a boa comunicação pressupõe saber falar e, também, saber ouvir. Um bom advogado costuma ser observador em relação a tudo o que seu cliente lhe diz e, ainda, o que as demais pessoas na ocasião afirmam. Dessa forma, ao concatenar todas as informações obtidas, basta organizar uma oratória de qualidade para trabalhar com primazia.

  1. Encontre dez dicas de um bom orador

1 -  Conheça sua respiração
        Saiba a forma correta de respirar faz com que o pulmão seja completamente preenchido pelo ar. Quando o peito fica mais ‘inchado’, é sinal de que você usa mais a parte superior dos pulmões não utilizando toda a capacidade do seu sistema respiratório.
        Para não ter problemas na hora de falar em público, note como você realiza esse ato e tente consertá-lo. Procure respirar fundo e deixe que o ar entre para que você se sinta mais tranquilo e relaxado.

  1. Se prepare com antecedência

         Para quem está acostumado a falar em público, o improviso já pode ser complicado, imagina para quem é inexperiente no assunto. Um bom orador não precisa necessariamente de falar tudo o que planeou, mas deve abordar os principais argumentos que dão sentido ao discurso.

  1. Ensaie o discurso

        Sugestão muito útil para perder a insegurança e diminuir a ansiedade. Pois ensaiando o seu discurso em frente ao espelho e prestando atenção nas suas expressões faciais, gesticulação e entoação, ajudara a melhora seu desenvolvimento, pois tudo isso é melhorado consideravelmente em seus treinos.

 4 - O VOCABULÁRIO E O AUDITÓRIO
        Antes de iniciar a apresentação, examine as condições e a constituição do público, a idade média da plateia, a formação social, cultural, moral e intelectual dos mesmos. Saiba o tamanho do auditório, os recursos didáticos a serem utilizados. Fale sobre aquilo que você conheça. O vocabulário que todos gostariam de escutar é aquele que se adapta com os ouvintes. Respeite as normas gramaticais: sujeito, predicado e complemento, concordância nominal e verbal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (299.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com