TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE PESQUISA

Por:   •  23/11/2020  •  Monografia  •  1.335 Palavras (6 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 6

Leide Daiane Machado da Silva

PROJETO DE PESQUISA

A importância do educador- mediador na formação do educando para construção de saberes socialmente construídos.

Muriaé MG

2020

Leide Daiane Machado da Silva

PROJETO DE PESQUISA

A importância do educador- mediador na formação do educando para construção de saberes socialmente construídos.

Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Pedagogia, da Faculdade Santa Marcelina Muriaé, como requisito parcial para obtenção do título de Pedagoga.

Orientador(a): Sueli Maria Pires Mendes Silveira.

Muriaé MG

2020

Sumário

1. Tema................................................................................................................3

2. Título do projeto.............................................................................................3

3. Formulação do problema (Delimitação do tema)........................................3

4. Introdução.......................................................................................................3

5. Justificativa....................................................................................................4

6. Objetivos.........................................................................................................5

6.1 Objetivo geral.................................................................................................5

6.2 Objetivo específico.........................................................................................5

7. Referencial teórico.........................................................................................5

8. Procedimentos metodológicos.....................................................................6

9. Cronograma de desenvolvimento.................................................................6

10. Bibliografia específica.................................................................................7

1. Tema

A importância do educador- mediador na formação do educando para construção de saberes socialmente construídos.

2. Título do projeto

        O intuito da atuação do educador como mediador é ser um facilitador entre alunos e o conteúdo a ser aplicado, trazendo vivencias do cotidiano para a sala de aula, de modo que o educando não só adquira conhecimento, mas também aprenda a lidar com problemas vivenciados no dia-a-dia.

        Entendendo isso é possível constatar a importância do professor mediador em despertar a interação com o conteúdo, motivando os alunos gostarem de aprender.

3. Formulação do problema (Delimitação do tema)

        Atualmente vivenciamos uma crise onde a infância é a parte mais sacrificada, que é a do padrão civilizatório que atinge o meio ambiente e as relações humanas. Diante disso, restou-se necessária a adoção de medidas de proteção à criança, iniciando pela construção do conhecimento.

        Com base no exposto acima, o problema da presente pesquisa é: Quais as principais dificuldades encontradas na sociedade para criação de práticas pedagógicas pela ação docente para que o educador- mediador cumpra o seu papel na evolução do processo de construção do conhecimento infantil?

4. Introdução

Nos últimos anos a educação sofreu grandes transformações e devido a globalização a preocupação como educadores é continua, no que se refere ao tema do desenvolvimento de competências e habilidades indispensáveis para a criação do conhecimento, e futuramente a atividade do mercado de trabalho.

A modernização é indispensável no que concerne as tecnologias, as práticas pedagógicas e a interação entre os educandos e educadores. Por meio da mediação o professor deverá operar como mediador e facilitador na metodologia de ensino/aprendizagem, colaborando para o progresso do senso crítico, a participação e inserção do aluno no mercado de trabalho, deste modo possibilitando a atuação como protagonista na sociedade. Assim, o educador possuirá a consciência de que o ensino não é apenas transmitir o conhecimento e sim proporcionar a construção dele, de maneira crítica e ativa perante a sociedade.

A formação técnica necessita de habilidades e competências das quais os alunos carecerão de apresentar quando integrarem ao mercado de trabalho, não sendo exclusivamente o conhecimento e sim o saber, fazer, pensar, agir, ter iniciativa e, primordialmente ser uma pessoa ética e critica, podendo tomar decisões. Baseando-se nas experiências em salas de aula, bem como nos âmbitos social e profissional, se faz necessário mencionar que existem dificuldades no processo, cabendo ao professor mediar tais dificuldades. É indispensável despertar a curiosidade e encorajar a utilização da imaginação diante de situações em que o educando seja desafiado e consiga expandir seu senso crítico e raciocínio lógico.

É relevante estimular o perfil do educador investigador, de modo que o professor que possua uma postura interrogativa, a qual no transcorrer de sua caminhada questione sua própria atuação docente, frequentemente se posicionando no lugar do outro, como por exemplo: “Será que estou sendo claro e objetivo?”

Atualmente é de suma relevância utilizar de estratégias motivacionais para que os alunos saiam das salas de aulas capacitados e entusiasmados para essa nova realidade posta pela globalização.

Experimentar prazer nas atividades executadas no cotidiano é essencial para o processo de aprendizagem, principalmente para aqueles que ainda não desenvolveram a noção da aplicabilidade do conhecimento no seu dia-a-dia.

5. Justificativa

        A postura do educador é um dos principais fatores para se obter bons resultados no processo de aprendizagem, pois ele tem o poder de criar expectativas nos educandos diante das atitudes praticadas no momento da transmissão do conhecimento, uma vez que este passa a relacionar teoria e prática, restando demonstrado que o conhecimento adquirido pode ser aplicado, ou seja, não é em vão.

        A partir do momento em que o educador/ mediador compreende a importância dessa inteiração com os educandos, repensando a didática e a prática pedagógica, ele chama o educando a participar e superar os desafios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com