TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Parlamentarismo X Presidencialismo

Por:   •  30/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 5

PARLAMENTARISMO X PRESIDENCIALISMO

PARLAMENTARISMO

Sistema parlamentarista, sistema parlamentar ou simplesmente parlamentarismo é um sistema de governo democrático, onde o poder executivo baseia a sua legitimidade democrática a partir do poder legislativo (representado pelo parlamento nacional); os ramos executivos e legislativos são, portanto, interligados nesta forma de governo. Em um sistema parlamentarista, o chefe de Estado é normalmente uma pessoa diferente do chefe de governo. Portanto, pode-se constatar de que todas as ações a serem tomadas necessitam passar pelo parlamento (membros do legislativo).

A característica mais expressiva desse sistema de governo é o fato de o chefe de Estado desempenhar apenas um papel simbólico perante a nação, enquanto o chefe de governo (ministro-chefe, ou chanceler) atua diretamente com o restante dos parlamentares na manutenção de leis e medidas a serem tomadas. Outro aspecto que caracteriza essa modalidade de governo é de que o mesmo é definido como um governo de gabinete. Conforme Silveira Neto cita em seu artigo “Presidencialismo e Parlamentarismo”, de 1962, “historicamente, sabe-se que o gabinete tem origens antiquíssimas, vera do século XI, dos tempos de Guilherme de Orange. O rei tinha então um conselho privado constituído geralmente de barões e elementos do alto clero. Quando precisava resolver certos assuntos, o monarca escolhia determinados elementos que formavam uma espécie de pequeno colegiado ou mesmo gabinete. Aos poucos, tal gabinete foi adquirindo poder e o principal membro do mesmo entendia-se diretamente com o rei, ao qual dava ciência das decisões tomadas por seus pares.”

Pode-se entender como vantagens os seguintes pontos:

⦁ Facilidade e agilidade em aprovação de leis pelo parlamento;

⦁ Facilidade na comunicação entre os membros, elevando o nível de transparência das ações e medidas tomadas;

⦁ Diminuição no risco de corrupção, por ser um regime mais autoritário;

⦁ Diminuição nos investimentos em campanhas eleitorais.

E, pode-se entender por desvantagens, os seguintes pontos:

⦁ O chefe do executivo não é eleito pela população;

⦁ Sofre com dificuldades para realizar mudanças profundas, por exemplo, em aspectos sociais;

⦁ O risco de ruptura ao final das eleições é elevado, devido diferenças políticas;

⦁ Deve atender também às questões das minorias.

Conclui-se de que o sistema Parlamentarista de governo é uma modalidade inteligente e organizada de governo, no qual o poder é descentralizado e igualmente distribuído entre os membros.

PRESIDENCIALISMO

O presidencialismo é um sistema de governo em que um chefe de governo também é o chefe de Estado e lidera o poder executivo, que é separado do poder legislativo e do poder judiciário. O executivo é eleito e muitas vezes intitulado “presidente” e não é responsável pelo legislativo e não pode, em circunstâncias normais, dissolver o parlamento. Nesse sistema de governo as decisões a serem tomadas são centralizadas nas mãos de apenas um líder, sendo que, decisões extremas ou que afetem diretamente toda a população, são passadas para aprovação também pelo Congresso do Senado e Câmara dos Deputados (poder Legislativo), no caso do Brasil.

A característica que marca essa modalidade de governo é que a distinção entre chefe de Estado e chefe de governo não existe claramente. Tanto funções de chefe de Estado, quanto de chefe de governo ficam acumuladas para uma pessoa: o presidente. Esse elemento, é a peça central do presidencialismo. Ele é responsável por coordenar a execução das políticas públicas, a escolha dos ministros que atuarão com ele, exercer poder de veto em projetos de lei vindos do Legislativo, entre outros exemplos.

As vantagens desse tipo de governo são as seguintes:

Legitimidade de governo, destacando o ponto de que o governante (chefe de governo e Estado) é eleito pelo voto popular. Isso é positivo por criar maior legitimidade, afinal a votação direta reforça um ideal democrático;

A figura do presidente eleito pelo voto direto torna o Poder Executivo forte e estável. Essa liderança do presidente proporcionaria maior capacidade de ação para o Executivo.

E, como desvantagens, podemos citar os seguintes pontos:

O personalismo é algo que podemos citar como uma desvantagem, pois é frequente de governantes que tentam derrubar os arranjos democráticos já estabelecidos, de modo que, se beneficie disso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (572.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com