TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto De Pesquisa

Por:   •  16/9/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.187 Palavras (9 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. JUSTIFICATIVA E DELIMITAÇÃO DO TEMA. 2

2. PROBLEMA DE PESQUISA. 3

3. REVISÃO DA LITERATURA. 4

4. OBJETIVOS. 6

4.1. OBJETIVO GERAL. 6

4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS. 6

5. HIPÓTESE. 7

6. METODOLOGIA. 8

6.1. Revisão bibliográfica. 8

6.2. Análise de conteúdo. 8

6.3. Pesquisa de opinião 8

6.4. Estudo de caso. 8

6.5. Proposta de ações. 8

7. CRONOGRAMA. 9

REFERÊNCIAS 10

JUSTIFICATIVA E DELIMITAÇÃO DO TEMA.

A violência contra a mulher é um problema social persistente no Brasil, e compreender os fatores que contribuem para o seu aumento é de extrema importância para o desenvolvimento de estratégias eficazes de prevenção e enfrentamento. Nesse contexto, a mídia desempenha um papel central na formação de opiniões e na construção de representações sociais. Através de programas de TV, filmes, propagandas e notícias, a mídia influencia a percepção da sociedade sobre a violência de gênero e pode desempenhar um papel tanto na conscientização quanto na perpetuação desse problema.

A delimitação deste projeto de pesquisa se concentra na análise da influência da mídia no aumento dos casos de violência contra a mulher no Brasil. O estudo busca compreender de que maneira a mídia contribui para a naturalização da violência, perpetuação de estereótipos de gênero e cobertura sensacionalista dos casos de violência. Além disso, pretende-se investigar como a disseminação de estereótipos de vítimas e agressores pela mídia impacta na culpabilização das mulheres vítimas e na impunidade dos agressores.

A pesquisa também se propõe a examinar as possíveis estratégias adotadas pela mídia para promover uma abordagem mais responsável e comprometida com a igualdade de gênero. Serão exploradas alternativas para uma cobertura jornalística mais ética e sensível, que contribua para a conscientização e combate à violência contra a mulher, além de proporcionar a representação adequada das vítimas e agressores.

A importância desta pesquisa reside na sua contribuição para a compreensão dos mecanismos pelos quais a mídia pode influenciar o aumento dos casos de violência contra a mulher no Brasil. Os resultados obtidos poderão fornecer subsídios para a implementação de políticas públicas, campanhas de conscientização e orientação das práticas midiáticas, visando à redução dos índices de violência de gênero. Dessa forma, a pesquisa busca promover uma sociedade mais justa, igualitária e segura para as mulheres, onde a mídia exerça um papel positivo na desconstrução de estereótipos e na promoção de relações saudáveis entre os gêneros.

PROBLEMA DE PESQUISA.

Tem-se como fato notório que a violência contra a mulher é uma realidade alarmante no Brasil, e a mídia desempenha um papel significativo na sociedade contemporânea. No entanto, há uma lacuna de conhecimento em relação à forma como a mídia influencia o aumento dos casos de violência contra a mulher no país. É necessário investigar e compreender de forma mais aprofundada a relação entre a mídia e a violência de gênero.

O problema central desta pesquisa reside na compreensão do impacto das representações midiáticas, dos estereótipos de gênero e da cobertura sensacionalista na perpetuação e normalização da violência contra a mulher. Como a mídia retrata as mulheres e a violência de gênero? De que maneira essas representações contribuem para a naturalização da violência ou para a formação de percepções distorcidas sobre o tema? É fundamental investigar esses aspectos para desenvolver estratégias eficazes de prevenção e enfrentamento da violência de gênero no Brasil.

Outro aspecto relevante a ser abordado é a disseminação de estereótipos de vítimas e agressores pela mídia. Como as mulheres vítimas de violência são retratadas na mídia? Em que medida essas representações culpabilizam as vítimas e contribuem para a impunidade dos agressores? Essas questões são essenciais para compreender como a mídia pode influenciar negativamente a percepção social sobre a violência contra a mulher e as barreiras para buscar justiça e proteção.

Portanto, o presente projeto de pesquisa visa analisar criticamente a influência da mídia e da forma como são tratadas pelos canais de comunicação nos casos de violência contra a mulher, fornecendo subsídios para a promoção de uma mídia mais responsável e consciente de seu papel na construção de uma sociedade mais igualitária e segura para as mulheres. Ao explorar e elucidar os mecanismos pelos quais a mídia influencia o aumento da violência de gênero, essa pesquisa busca contribuir para a implementação de estratégias efetivas de prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher no contexto brasileiro.

REVISÃO DA LITERATURA.

A mídia hoje é considerada e estudada como uma das agências informais do sistema de justiça, porque condena, absolve, orienta a investigação e até investiga. Então a responsabilidade da mídia é muito grande.

Não se questiona o poder da mídia de influenciar crenças e comportamentos, conforme já mostraram diversos estudos. E em casos com grande repercussão na imprensa, operadores do sistema de justiça admitem que a mídia pode influenciar no processo penal. Por isso devem ser redobrados os cuidados dos profissionais de comunicação ao cobrir um caso de feminicídio.

“Sem dúvida, tudo o que for veiculado na imprensa, respeitadas as regras processuais, poderá ser usado no plenário do júri, tanto para beneficiar quanto para prejudicar a defesa do réu. Considerando que o plenário do júri é a ‘arena da palavra’, os jurados podem ser influenciados pelo profissional que tiver a melhor performance na apresentação dos seus argumentos, aí incluídas as matérias jornalísticas. A recomendação aos profissionais da comunicação é a mesma aos profissionais do direito, que façam seu trabalho dentro da ética. É preciso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com