TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Extensão

Por:   •  22/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

VICE-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

COORDENAÇÂO DE PROJETOS E EXTENSÃO

1. ESCOLA DO CONHECIMENTO

(   ) Escola da Educação

(   ) Escola de Ciências da Saúde

( x ) Escola de Ciências Jurídicas e Sociais

(   ) Escola de Negócios

(   ) Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade

(   ) Escola do Mar,  Ciência e Tecnologia

2.  TÍTULO DO PROJETO DE TRABALHO

Os direitos das pessoas com deficiências

3. RESUMO DO PROJETO  

 O projeto proposto tem por objetivo levar ao conhecimento das pessoas com deficiências quais são os seus direitos previstos em leis, no qual grande parte deste público não tem o conhecimento e deixam de exercer muitas coisas pelo fato de não ter algo que os respalda. O Instagram criado, trará de forma simples, rápida e objetiva quais são esses direitos, quando podem ser colocados em prática e a qual tipo de deficiência se aplica. Os resultados esperados são alcançar o maior número de pessoas e poder contribuir para a construção de uma sociedade mais igualitária. Para verificar se os objetivos do projeto foram alcançados, será utilizado o meto de avaliação através do levantamento do número de seguidores da página, assim como a quantidade de comentários nos post que acontecem semanalmente.

4. JUSTIFICATIVA

Esse projeto tem por objetivo a divulgação dos direitos adquiridos através da Lei Federal 13.146/2015

É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. (BRASIL, 2015, art 1º)

Difundiremos esses direitos através de publicações em mídias sociais direcionadas a empresas, buscando sensibilizar através da conscientização. Pretendemos que essas empresas alcancem uma redução do preconceito, estimulando a criação de um ambiente mais solidário e inclusivo, e mostrando que a contratação de PcD pode ter um impacto muito positivo tanto no setor em que tiver esse contratado como na empresa toda.  

Com essa divulgação queremos abranger na mesma intensidade, a nossa sociedade, que por não possuir tamanha familiaridade é comum associarem a deficiência com doença e fragilidade, e isso só confirma que a maioria associa a pessoa com deficiência a ideia de incapacidade. Citando Romeu Sassaki, considerado o pai da inclusão no Brasil, e nosso maior pesquisador brasileiro atuante sobre educação, autonomia e direitos das pessoas com deficiência no seu livro “Inclusão, construindo uma história para todos”, onde diz que:

 “Uma sociedade inclusiva vai bem além de garantir apenas espaços adequados para todos. Ela fortalece as atitudes de aceitação das diferenças individuais e de valorização da diversidade humana e enfatiza a importância do pertencer, da convivência, da cooperação e da contribuição que todas as pessoas podem dar para construírem vidas comunitárias mais justas, mais saudáveis e mais satisfatórias.” (SASSAKI,   Romeu. 2010 pág. 172)

Pessoas com deficiências físicas, por exemplo, muitas vezes, não conseguem andar na rua com segurança ou acessar espaços públicos por não haver nesses locais instrumentos que viabilizem a sua inclusão, como guias para deficientes visuais ou rampas para acesso de cadeirantes a locais com escadarias. Isso os deixam constrangidos.

A ideia é que nossa ação possa atingir o maior número de pessoas tanto físicas como jurídicas, e confirmar de que nossas atitudes poderão transformar a vida de uma pessoa com deficiência, a partir de uma oportunidade. Apesar da criação da Lei 13.146/15 a inclusão ainda se apresenta como um grande desafio, a caminhada é grande até que o preconceito seja superado em todos os ramos da nossa sociedade.

Se realmente desejamos uma sociedade justa e igualitária, em que todas as pessoas tenham valor igual e direitos iguais, precisamos reavaliar a maneira como operamos em nossas escolas, para proporcionar aos alunos com deficiência as oportunidades e as habilidades para participar da nova sociedade que está surgindo. (MACIEL, 2000 apud STAINBACK, 1999, p.29).

Desta forma, para a inclusão ter sucesso deve-se respeitar os direitos e cumprir os deveres nas escolas, por ser a escola o primeiro contato mais efetivo de socialização de um PcD, e sendo a escola consciente da importância dessa inclusão na rede regular de ensino, proporcionará oportunidades para que quem a frequente possa participar e se sentir parte da sociedade.

5. DIAGNÓSTICO DA REALIDADE

Com objetivo de analisar os direitos das pessoas com deficiência, elaborou-se um diagnóstico da realidade através de pesquisas sobre o determinado assunto. As pessoas com deficiências tão pouco sabem dos direitos que possuem, e muitas vezes no meio social acabam sendo tratadas de forma inferior aos demais. Todas as pessoas cujo possuem acesso a rede social serão abrangidos neste programa para desenvolver o conhecimento e lhes assegurar dos seus direitos previstos em lei.

 Segundo o IBGE, 21% da população de Santa Catarina, possui algum tipo de deficiência e grande parte deles não sabem por exemplo que possuem direito ao trabalho, pois no estado apenas 47% das vagas que são destinadas a esse grupo social estão preenchidas. Ainda segundo dados do IBGE o censo realizado no ano de 2010 mostra que a cada 100 pessoas no Brasil, 19 possuem deficiência visual, 7 deficiência motora, 5 auditiva e 1 com deficiência mental ou intelectual. A pesquisa Nacional de Saúde – PNS de 2013 estimou aproximadamente 200,6 milhões de habitantes, no qual através de dados levantados 6,2% deste público possuía algum tipo de deficiência.  


6.  OBJETIVOS (geral e específicos)

Objetivo geral: Promover o conhecimento dos direitos que as pessoas com deficiências possuem e não desfrutam.

Objetivos específicos: Os objetivos específicos deste projeto são:

- Divulgar através da mídia social quais são os direitos por lei a pessoas com deficiências;

- Permitir a troca de saberes entre as pessoas com deficiências;

7. PÚBLICO ALVO

O público alvo abrangido neste contexto são todas as pessoas cujo se enquadram no cota de Pessoas com Deficiência e tenham acesso ao Instagram.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (110.2 Kb)   docx (291.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com