TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  5/6/2020  •  Projeto de pesquisa  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1] 

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

 

 

 

GRADUAÇÃO EM DIREITO

 

 

BÁRBARA CAROLINE ARAÚJO PIMENTEL

A EFETIVIDADE DA IMPLATAÇÃO DA DEAM NA PROTEÇÃO DAS MULHERES VITÍMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Salvador/BA

                                                                  2020.1          

   

 

PERGUNTA

     Em que medida a implantação de atendimento policial especializado no Brasil se adequa às previsões da legislação para proteção das mulheres vítimas de violência doméstica?”

PROBLEMA

A Constituição de 1988, que deu ênfase à dignidade da pessoa humana, bem como o valor relevante da Lei Federal nº 11.340/06 (Maria da Penha), criada com o fim de erradicar a violência doméstica e familiar.

Um marco histórico do movimento das mulheres no Brasil foi a legítima defesa da honra, pois foi a postura social que muito contribuiu para por fim à impunidade de muitos homens que, usando deste argumento, sem piedade, matavam suas esposas, companheiras e namoradas e afirmavam que assim estavam agindo pois era para defender a sua honra e que a morte foi por amor. A mulher, com isso, tinha sua imagem denegrida e o acusado mantinha-se impune.

A implementação da Lei Maria da Penha foi o primeiro ponto do rol de medidas que devem ser tomadas pelo Estado. Reconhecida como uma das melhores legislações que buscam atacar o problema, é um elemento importante para a desnaturalização da violência como parte das relações familiares e para o empoderamento das mulheres.

A lei ainda carece de melhor efetividade, especialmente no que tange às ações de prevenção, como aquelas voltadas à educação, e à concretização de uma complexa rede de apoio às mulheres vítimas de violência.  Só é possível prosperar na desconstrução da cultura de discriminação e violência contra a mulher, após um o despertar da sociedade para os problemas sociais que essa conduta provoca.

o presente trabalho buscar abordar a importância das medidas policiais na proteção das mulheres vítimas da violência doméstica.

Diante do exposto, chega a seguinte pergunta de pesquisa: Em que medida a implantação de atendimento policial especializado no Brasil se adequa às previsões da legislação para proteção das mulheres vítimas de violência doméstica?

2 OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral: Analisar em que medida a implantação de atendimento policial especializado no Brasil se adequa às previsões da legislação para proteção das mulheres vítimas de violência doméstica.

b) Objetivo Específico

1- Descrever as previsões legislativas brasileiras acerca da proteção das mulheres vítimas de violência doméstica através de atendimento policial especializado.

2- Verificar a existência (ou não) de atendimento policial especializado para mulheres vítimas de violência doméstica nos estados brasileiros.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (184.7 Kb)   docx (416 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com