TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  18/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 2

Pesquise, em artigos científicos associados a fonte confiáveis, o que os pesquisadores têm discutido sobre o seu tema de pesquisa. • A pesquisadora Maria Lúcia Castro Falcão desenvolveu um projeto de pesquisa intitulado “Inclusão escolar de alunos com TDAH: um estudo de caso no município de Ipatinga-MG” como foi citado no título Maria Lúcia desenvolveu seu projeto de pesquisa através de um estudo de caso. Na primeira parte do seu trabalho está a fundamentação teórica (página 13), que consta explicações detalhadas sobre o que é o TDAH e as características de seus portadores. “O TDAH é um problema de saúde mental que tem três características básicas: a desatenção, a agitação (ou hiperatividade) e a impulsividade (RODHE: BENCZIK, 1999). As características que compõem o quadro de alunos com TDAH são causadoras de desajuste escolar, pois estes alunos fogem ao padrão de alunos para os quais nossas escolas estão preparadas. A desatenção é marcada por problemas com a dificuldade de manter a concentração em tarefas de longa duração, como estudar um texto ou fazer uma leitura mais extensa. A impulsividade-hiperatividade se manifesta como reação imediata a um impulso, o TDAH normalmente reage sem pensar, é impaciente, tem dificuldade de esperar, é inquieto e tem uma necessidade de estar em constante movimento.”

Qual é a justificativa do seu projeto de pesquisa?

Entender como o TDAH afeta o processo de aprendizagem do seu portador é essencial, pois a partir desse entendimento a escola e os professores vão saber como agir quando um aluno com esse transtorno for matriculado. Além disso quanto mais dialogo for promovido acerca do assunto mais preparada estará a sociedade para lidar com o caso

Quais são as hipóteses da sua investigação?

Os alunos com TDAH precisam de constante encorajamento e apoio. A atitude positiva dos educadores desempenha um papel decisivo na aprendizagem. É importante mudar os procedimentos de ensino, focar em métodos que ajudem a melhorar a concentração, aplicar feedback positivo e manter uma boa comunicação com os responsáveis são algumas das estratégias de ensino para o ensino de alunos com TDAH.

Quais os seus objetivos/finalidades com a pesquisa empreendida?

As pessoas com TDAH são muitas vezes subfretadas ou mesmo excluídas dos grupos sociais devido ao preconceito, causando graves prejuízos emocionais e acadêmicos. O objetivo do meu projeto é mostrar que não é difícil lidar com os portadores desse transtorno, e que estes podem realizar qualquer tipo de atividade tanto fora quanto dentro do ambiente escolar.

Qual é a metodologia do seu projeto?

Pesquisa bibliográfica. Neste tipo de pesquisa, utilizam-se fontes bibliográficas ou material elaborado, como livros, publicações periódicas, artigos científicos, impressos diversos ou, ainda, textos extraídos da internet para fundamentar a discussão a ser promovida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com