TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  5/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

Para muitos o assuntos que será abordado neste projeto de pesquisa pode ser desconhecido, pois pouco se fala acerca dessa realidade. Contudo, a maternidade dentro dos presídios é um tema de muita relevância, uma vez centenas de crianças já nascem e vivem trancafiadas com as mães em presídios. Embora tenham necessidades como todos os bebês, a realidade dos filhos do cárcere é diferenciada, em razão do ambiente a sua volta que, infelizmente, não atende às necessidades desses.

        Assim, este projeto visa fornecer subsídios para desenvolvimento da pesquisa cientifica, analisando os desafios ocasionados pela maternidade dentro dos presídios femininos no Brasil.

2 PROBLEMA

A falta de estrutura para a infância nas penitenciárias no Brasil.

3 HIPÓTESE

O deteriorado sistema carcerário brasileiro acaba determinando o tempo de convivência entre mães e filhos.

4 OBJETIVOS

4.1 Objetivo geral

O objetivo geral desse projeto de pesquisa é analisar a maternidade dentro de uma penitenciaria feminina.

 

4.2 Objetivo especifico

  • Conhecer as condições existentes nos presídios para o desenvolvimento da maternidade.
  • Relatar situações de presas que vivem a realidade de ter que conviver com seus filhos dentro de um presídio.
  • Analisar de que forma essa situação pode influenciar na formação da criança.

5 JUSTIFICATIVA

A legislação brasileira assegura direitos às presidiárias e aos seus filhos. A Lei nº 11.942/2009 estabelece a convivência entre mãe e criança do nascimento aos 6 anos. Prevê ainda berçários e creches nos presídios femininos para atendimento adequado ao crescimento dos menores. Mas, na pratica, a realidade é bem diferente ao que encontra-se na letra da lei. Por isso, é imperioso que esse assunto seja amplamente discutido na nossa sociedade, uma vez que tratam-se de crianças em formação que necessitam de todo o auxilio necessário para o seu desenvolvimento e que são submetidas a essas circunstancias, em razão de precisarem do convívio com as mães.

6 METODOLOGIA

Inicialmente será realizada uma pesquisa bibliográfica preliminar, visando obter dados necessários acerca das condições das penitenciarias para que a maternidade seja assegurada as presas que estejam grávidas, em conformidade com o que determina a legislação. Essa fundamentação teórica preliminar norteará a coleta de dados exploratória, que será realizada através de entrevistas com presas que encontram-se nessa situação ou já passaram por ela. Assim, serão realizadas visitas a alguns presídios em busca dessas informações.

         As informações coletadas serão inseridas na pesquisa na integra, em conformidade com os relatos feitos pelas próprias presas.

7 CRONOGRAMA

As atividades, a serem realizadas para o desenvolvimento do presente projeto de pesquisa, estão descritas no quadro abaixo.

Ano: 2014

AÇÕES/ETAPAS

J

F

M

A

M

J

J

A

S

O

N

D

Pesquisa bibliográfica

X

Estruturação e Elaboração do projeto

X

X

X

Realização de visitas para entrevista

X

X

Análise de dados

X

Redação

X

X

Apresentação do Projeto

X

8 REFERÊNCIAS

HASHIMOTO, Érica Akie. Maternidade e Cárcere: Um olhar sobre o drama de se tornar mãe na prisão. Instituto Brasileiro de Ciências Criminais: 2001. Disponível em: Acesso em: 13 de out. de 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com