TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Fato Social

Por:   •  17/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 3

O que é fato social? (Entregar resumo dia 02.03)

  1. Inicialmente ressaltamos que fatos sociais não são todos os constantes no cotidiano de uma sociedade, pois se assim fosse, a Sociologia não teria identidade própria de estudo, pois estaria misturada com a biologia e a psicologia, por exemplo. O que há, é um grupo de elementos com caracteres específicos, que se distinguem daqueles que são estudados por outras ciências da natureza.

Quando pratico os meus deveres de irmão por exemplo, eu pratico obrigações que estão determinados fora de mim, considerando as obrigações e as tradições. Esta realidade não fomos nós que criamos, mais recebemos através de ensinos de nossos antepassados. Assim também, quando nascemos, já encontramos prontas todas as crenças, visto que já existem antes de nós, ou seja, existem fora de nós mesmos, independente de existirmos, esta realidade já precede como um sistema de comércio ou cultura etc. estamos diante de maneiras de agir, pensar e sentir, fora das consciências de cada indivíduo.

  1. Essas situações externas, são calçadas de um modo compulsório sobre a sociedade, por exemplo: Se tento agir fora do que prescreve a lei, esta imediatamente tenta me redirecionar para as diretrizes coercitivas da sociedade; se me visto com roupas fora de época, sou imediatamente julgado por não me vestir como as outras pessoas se vestem; e, na verdade podemos faze-lo, porém, não seremos de todo aceitos, visto que já há uma construção social antes e fora de mim. Posso inclusive ser um empresário, usando maquinas antigas de produção, ou seja, posso faze-lo mais estaria fora do contexto comercial, devido o avanço tecnológico do comércio industrial a qual estamos inserido, e, portanto, acarretaria imediata falência aos meus negócios, quando comparado com a super produção das indústria moderna.

Estamos diante de uma categoria de situações, que apresentam fenômenos muito exclusivos. Não são fenômenos orgânicos, porque apresentam ações, e também não são fenômenos psíquicos, pois estão fora do indivíduo. Portanto surge o novo fenômeno chamado social.

  1. Esses fatos com substrato social, externo ao indivíduo, como por exemplo: a sociedade política em sua integridade, ou grupos religiosos, escolas literárias, entre outros, constituem o domínio da própria sociologia.

Esta definição do fato social pode ser corroborada através de uma experiência social: Podemos observar o método de ensino como uma criança é educada, pois, todo ensino incide num empenho permanente a fim de influência às crianças o modo de agir e sentir, as quais não alcançariam voluntariamente. Destarte, desde os primeiros anos de vida, as crianças são moldadas coercivamente em todos os hábitos de sua vida cotidiana na exata expressão social a qual está inserida. Importante ressaltar que a educação é um objeto de formação social, pois fomenta a formação do indivíduo enquanto pessoa, no meio a qual está inserido. Chegamos assim a conceber de maneira precisa qual o domínio da Sociologia, o qual não engloba senão um grupo determinado de fenômenos, visto que o fato social é conhecido pelo poder de coerção externa que exerce sobre o indivíduo e ou grupo.

  1. A coerção é de fácil identificação, considerando seus efeitos quando provenientes de ação social externa, como é o caso, da moral, das crenças, da cultura etc. A sociologia não pode se desvencilhar da vida coletiva.
  2.  Neste contexto quando esperamos conhecer uma sociedade organizada politicamente, não ocorre de uma investigação material e sim por meio de observações geográficas a qual é possível detecta-las, haja vista que contém características morais, mesmo quando apresentam algum aspectos de natureza física. Logo é somente através do direito público que se torna possível estudar tal organização, pois é ele que a determina, assim como determina nossas relações domésticas e cívicas. Pois a estrutura política de uma sociedade não é mais do que o modo pelo qual os diferentes segmentos que as compõem tornam o hábito de viver uns com os outros. Se suas relações são tradicionalmente estreitas, os segmentos tendem a se confundir; no caso contrário, tendem a se distinguir.

Nessa perspectiva podemos conceituar que é fato social: toda ação externa sobre o indivíduo, pertinente ao contexto de toda sociedade, com fenômenos próprios, independente das ações individuais que cada pessoa possa ter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com