TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RENASCIMENTO – NICOLAU SEVCENKO

Por:   •  19/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 2

CIÊNCIAS POLÍTICAS

“O RENASCIMENTO”

Nicolau Sevcenko.

Nome: Marciana Silva da Costa.

Matricula: 2012.014.279.41

Data: 26/08/2013.

Disciplina: Ciências Políticas.

Prof. Luís Filho.

O RENASCIMENTO – NICOLAU SEVCENKO

Discutindo a História.

  1. A Baixa Idade Média caracterizou-se por um período de profundas mudanças estruturais em nível político, econômico e social. Aponte as principais diretrizes desse período de mudança:

Resposta: Estabelecimento de contatos constantes com o Oriente, Fluxo contínuo de produtos e especiarias, Eixo Comercial reforçado pelo crescimento demográfico com o desenvolvimento da tecnologia agrícola e aumento dos campos europeus, surgimento das grandes cidades (burgos), surgimento das primeiras casas bancárias, a economia passa a ser a monetária e a dinâmica do comércio faz com que haja mudança e a ruptura das corporações de ofícios medievais.

  1. O que foi a crise do século XIV e como se pode relacioná-la com o período subsequente (século XV), em que há um desenvolvimento econômico (Revolução Comercial), político (formação das monarquias nacionais), social (fortalecimento da burguesia) e cultural (Renascimento)?

Resposta: A crise originou-se com a Peste Negra, a Guerra dos Cem Anos e as Revoltas Populares, denominada também com a Crise do Feudalismo.

A crise do século XIV contribuiu para que a economia monetária, a atividade comercial e os investimentos de capital ficassem mais intensificados, emanciparam seus servos, aumentaram as regalias das cidades e dos mercadores. Os trabalhadores e arrendatários incrementaram técnicas e produção dominando as atividades agrocomerciais, impulsionando para o crescimento e dissolução do sistema feudal dominante.

  1. De que forma os interesses da burguesia, filiada às grandes casas comerciais, e dos monarcas se estreitaram originando o processo de formação dos Estados nacionais (século XV)?

Resposta: Era feita a concessão dos direitos de exploração de minas de metais preciosos e ordinários, de sal e alume, o monopólio sobre artigos comerciais e o arrendamento da cobrança de impostos, esses privilégios propiciava a seus detentores que eram extraordinários e faziam com que eles se tornassem verdadeiros patronos dos Estados que se associavam.

  1. a) De que maneira o desenvolvimento do comércio e o do saber técnico-científico se relacionam?

Resposta: É relacionado e estimulado para o desenvolvimento econômico, com a necessidade de crescimento promove o indivíduo para a concorrência, fazendo obrigatoriamente criar novas técnicas de exploração agrícola e mineral, metalúrgicas, construções por meio de experimentos. O objetivo era obter o máximo domínio sobre o meio natural, explorando os recursos em proveito dos lucros de mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com