TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Proc Penal II

Por:   •  27/5/2019  •  Resenha  •  3.783 Palavras (16 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 16

RESUMO PROCESSO PENAL

  1. TEORIA GERAL DA PROVA

Conceito: todo elemento pelo qual se procura mostrar a existência e a veracidade de um fato. Sua finalidade, no processo, é influenciar no convencimento do julgador por meio de todos os fatos ou circunstâncias em que reside a convicção do juiz.

São todas as tentativas de se provar com exatidão as informações trazidas ao processo, produzidas nos moldes do contraditório e da ampla defesa, sendo respeitadas todas as garantias individuais inerentes ao acusado e a vítima.

A produção de provas é regida pelos seguintes princípios:

1) Contraditório –

2) Concentração – em regra as provas devem ser produzidas em uma única audiência;

3) Verdade Real – Todos os elementos do processo devem corresponder estritamente ao que aconteceu de fato.

4) Livre convencimento motivado – O juiz formará sua convicção a partir da livre apreciação das provas produzidas de acordo com o princípio do contraditório e da ampla defesa. O juiz irá valorar as provas de maneira fundamentada, demonstrando as razões que o levaram a esta decisão. Tem previsão constitucional, art. 93, IX, CF – art. 155, CPP.

5) Ônus da prova – o ônus recai sobre quem alega, não sendo apresentados elementos suficientes no oferecimento da denúncia, o juiz não deverá recebê-la. Art 156, CPP: a prova da alegação incumbirá a quem a fizer.

Vedação das provas proibidas

ART. 5º LVI, CF – SÃO INADMISSÍVEIS, NO PROCESSO, AS PROVAS OBTIDAS POR MEIOS ILÍCITOS.

ART. 157, CPP. SÃO INADMISSÍVEIS, DEVENDO SER DESENTRANHADAS DO PROCESSO, AS PROVAS ILÍCITAS, ASSIM ENTENDIDAS AS OBTIDAS EM VIOLAÇÃO A NORMAS CONSTITUCIONAIS OU LEGAIS.

  • Prova ilegítima: violação de regras processuais, ex: observação de juntada de nova prova no plenário do júri, devendo respeitar a antecedência mínima de 3 dias.
  • Prova ilícita: são as provas materiais, possuem ligação com o direito material ou constitucional. Ex: violação as garantias constitucionais – violação de domicílio, obtenção de prova por meios de tortura, etc.
  • Teoria do fruto da arvore envenenada (fruits of poisonous tree): aquela que é lícita se tida isoladamente, mas que por se originar de uma prova ilícita, contamina todo o processo. Se a árvore é envenenada, seus frutos serão contaminados. Exceção: se não for comprovado o nexo de causalidade entre a prova e sua obtenção ilícita.

Provas admitidas no processo penal

Prova Pericial – A perícia pode ser realizada na fase de inquérito policial ou do processo, a qualquer dia e horário (art. 161 do CPP), observando os peritos o prazo de dez dias para a elaboração do laudo, prorrogável em casos excepcionais. Se não houver perito oficial, será elaborada a perícia por duas pessoas idôneas, portadoras de diploma de curso superior e, de preferência, com habilitação na área em que for realizado o exame

 Corpo de delito – Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado.

Direto: diretamente no objeto material da conduta.

Indireto: não sendo possível o exame do corpo de delito, por haverem desaparecido os vestígios, a prova testemunhal poderá suprir.

Obs.: NÃO PODE SER SUBSTITUIDO EXCLUSIVAMENTE PELA CONFISSÃO DO ACUSADO, a não ser que esteja em conformidade com os outros instrumentos probatórios.

É realizado por um único perito oficial, formado em curso superior.

Interrogatório - to formal, onde o acusado é inquirido pelo delegado (pré-processual) ou pelo juiz (fase processual). Possui natureza dúbia; trata-se de um meio de prova, mas TAMBÉM, um meio de defesa.

O interrogatório é ato não preclusivo, isto é, pode ser realizado a qualquer tempo. É permitida também a renovação do ato a todo tempo, de ofício pelo juiz ou a pedido das partes (art. 196 do CPP).

O acusado será interrogado sempre na presença de seu defensor. Se não tiver um, deve ser-lhe nomeado um defensor público ou um defensor dativo, nem que seja apenas para acompanhar o ato.

Excepcionalmente, poderá o juiz, por decisão fundamentada, de ofício ou por requerimento das partes, realizar o interrogatório do réu preso por videoconferência (As partes devem ser intimadas da decisão que determina a realização do ato por videoconferência com antecedência de 10 dias) ou sistema similar, desde que seja necessário para atender a uma das seguintes finalidades:

a) prevenir risco à segurança pública, quando exista fundada suspeita de que o preso integre organização criminosa ou de que, por outra razão possa fugir durante o deslocamento;

b) viabilizar a participação do réu no referido ato processual, quando haja relevante dificuldade para seu comparecimento em juízo, por enfermidade ou outra circunstância pessoal;

c) impedir a influência do réu no ânimo de testemunha ou da vítima, desde que não seja possível colher o depoimento destas por videoconferência, nos termos do art. 217 do mesmo CPP;

d) responder à gravíssima questão de ordem pública.

- Nos casos onde houver dois ou mais réus estes serão ouvidos separadamente;

Silêncio do acusado: ANTES DE INICIAR O INTERROGATÓRIO, DO SEU DIREITO DE PERMANECER CALADO E DE NÃO RESPONDER PERGUNTAS QUE LHE FOREM FORMULADAS. O SILÊNCIO, QUE NÃO IMPORTARÁ EM CONFISSÃO, NÃO PODERÁ SER INTERPRETADO EM PREJUÍZO DA DEFESA.

Confissão - caráter pessoal deve conter nexo com as provas obtidas; O silêncio não é tratado como confissão; mas, poderá ajudar a formação de convencimento do juiz (princípio do livre convencimento motivado); É divisível; Admite-se a retratabilidade; Pode ser feita a qualquer tempo. A confissão deve ser avaliada em conjunto com os demais elementos de prova do processo, verificando-se sua compatibilidade ou concordância com eles. A confissão ocorre costumeiramente no ato do interrogatório, mas nada impede que seja realizada em outro momento no curso do processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (190.9 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com