TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tempo de Matar

Por:   •  21/9/2018  •  Resenha  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 5

Filme: Tempo de matar

Resenha

O filme “Tempo de Matar”, baseado no livro “A Time to Kill”de Jhon Grisham, retrata a superação do racismo com relação ao direito e à justiça.

Na década de 80/90, na cidade de Mississipi nos EUA, dois homens brancos estupram uma jovem negra. Inconformado com o ocorrido com a filha, Carl Lee Hailey decide, num ato de revolta, fazer justiça com as próprias mãos assassinando os algozes de sua filha e provocando sua prisão logo em seguida. Tal fato, por se tratar de questão racial, chamou a atenção da mídia. Coube ao jovem advogado Jake Tyler Brigance e Ellen Roark, defender Carl Lee.

Com a ajuda da estudante de direito, Jake Tyler cria táticas para defesa de seu cliente, ao mesmo tempo em que são agredidos e perseguidos por grupos racistas, liderados por familiares dos estupradores assassinados. Mississipi se torna então, um barril de pólvoras.

O ato de inconformismo praticado por Lee, fez com que a motivação do crime tenha sido deixada de lado, dando ênfase ao assassinato dos estupradores, fazendo assim, com que ele fosse levado a julgamento sob a acusação da prática de crime qualificado.

Explorar alguns temas complexos e polêmicos como racismo, justiça, vingança, repressão, fazem com que o leitor reflita sobre o quão inserido esses temas estão em nosso cotidiano.

Por meio das reflexões propostas por John Grisham, é impossível não se transportar para a estória, eao menos não sentir na própria pele toda a injustiça por parte da classe dominadora, os brancos, que parte de um dos segmentos do judiciário, o qual deveria primar pelo cumprimento da lei, sem distinção de cor ou raça a que o réu pertença. A identificação por parte dos telespectadores, com todos os temas complexos que permeiam o tema central do filme, significa que o objetivo do autor foi alcançado.

Tempo de matar desenvolve um tema jurídico com fatores extraprocessuais, destacando a cobertura da mídia e manifestações como eventos externos, porém, determinantes para o andamento do julgamento.

O autor leva a questionamentos de como o racismo exclui o verdadeiro sentido de justiça, onde as diferenças são apontadas como fator determinante para a pena de morte.

No Direito, os advogados se preocupam (ou deveriam se preocupar) na garantia de uma defesa justa para o réu e que as provas sejam suficientes para inocência ou condenação. No filme há uma defesa dos extremos: abolir a pena de morte ou a morte de todos.

As reflexões provocadas neste filme, faz com que o telespectador perceba o quanto as situações de racismo e injustiça estão inseridos em nossa sociedade. Cabe a cada um lutar para que a discriminação seja cada vez mais reprimida em nosso meio, nos tornando verdadeiramente iguais perante a lei.

Fichamento

FICHAMENTO SOBRE O FILME “TEMPO DE MATAR”

1.1 INTRODUÇÃO

Direção: Joel Schumacher

Ano de produção: 1996

Duração: 149 MIN

Gênero: Drama-Policial

Elenco: Matthew McConaughey, Sandra Bullok, Samuel l. Jackson, Kevin Spacey, Oliver Platt, Charles Dutton, Donald Sutherland, Kiefer Sutherland, Ashley Judd

SOBRE O FILME:

A garota negra de 10 anos Tonya, é pega à força, estuprada e espancada até quase a morte por dois rapazes brancos enquanto voltava do armazém. Os rapazes são levados à delegacia logo depois para aguardar julgamento, e enquanto isso Carl Lee, pai da garota, já sabendo que o racismo impera na cidade, e sendo os negros vistos como lixo, vai à procura do advogado branco Jake Brigance, que já havia defendido seu irmão há alguns anos atrás, e quando pergunta a este que caso venha ficar encrencado se Jake o ajudaria, e depois de obter a afirmação, Carl Lee ainda indaga ao advogado que caso ocorra o mesmo com sua filha branca o que ele faria, deixando Jakesem resposta.

Quando os dois rapazes brancos estão sendo levados ao tribunal para terem o valor da sua fiança decretada, o pai da garota Carl Lee, num acesso de ódio, decide fazer justiça com as próprias mãos e mata os dois, na frente de diversas testemunhas, além de acidentalmente ferir seriamente um policial. Ele é preso rapidamente e vai a julgamento, mas a justiça dificilmente prevalecerá, pois a cidade é majoritariamente branca e racista. Então, Jake e Helen (Sandra Bullock), uma idealista estudante de Direito, resolvem assumir a causa.

O advogado acaba tendo sua casa incendiada, o marido de sua secretária é espancado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com