TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tempo de Matar

Por:   •  15/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.249 Palavras (9 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Curso de Direito

Adriano Wizer

Alessandra de Aguiar Giusto

Ana Clara de Cesero

Paulo Roberto da Silveira Almeida

Melissa Baú Da Cás

ANÁLISE DA OBRA TEMPO DE MATAR E SUA PERSPECTIVA NO ÂMBITO JURÍDICO

Caxias do Sul

2017

Adriano Wizer

Alessandra de Aguiar Giusto

Ana Clara de Cesero

Paulo Roberto da Silveira Almeida

Melissa Baú Da Cás

ANÁLISE DA OBRA TEMPO DE MATAR E SUA PERSPECTIVA NO ÂMBITO JURÍDICO

Atividade Prática Supervisionada apresentada ao Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG, como parte das exigências do curso de Direito.

Francisco Ricardo Cichero Kury

Caxias do Sul

2017

SUMÁRIO

     INTROUÇÃO……………………………………………………………………….

  1. PERSPECTIVA DO AUTOR………………………………………………….
  2. HISTÓRICO DA OBRA………………………………………………………

2.1 SINOPSE…………………………………………………………………………..

2.2 POSICIONAMENTO CRÍTICO ACOPLADO AO DIREITO………………….

2.3 PERÍODO HISTÓRICO…………………………………………………………..

  1. FUNÇÃO SOCIAL DO DIREITO NO CONTEXTO DA OBRA…………...

3.1 CRIMES COMETIDOS E ABORDADOS NA OBRA………………………….

  1. ÉTICA, FILOSOFIA, MORAL E DIREITO…………………………………..

     CONCLUSÃO………………………………………………………………………

INTRODUÇÃO

  1. PERSPECTIVA DO AUTOR


“I seriously doubt I would ever have written the first story had I not been a lawyer. I never dreamed of being a writer. I wrote only after witnessing a trial.” (GRISHAM, John.)

[1]

De uma criança que almejava ser jogador de baseball, transformou-se em um advogado e escritor renomado. John Grisham nasceu em Arkansas, no ano de 1955. Licenciou-se em Direito, e atuou na área jurídica convertendo-se em um grande conhecedor da área.

Nos primeiros anos de sua carreira frequentava tribunais, assistia júris e analisava a qualidade dos advogados. Almejava transformar-se em um. Três anos após graduar-se no curso de Direito, no outono de 1984, começou a escrever impulsionado por um júri o qual havia deixado-o atônito alguns dias atrás.

 

“Naqueles primeiros anos da minha carreira eu passava muitas horas nos tribunais, observando o trabalho de bons advogados. O ambiente do tribunal sempre me fascinou - ainda hoje me fascina. Nos tribunais, as pessoas falam de coisas que jamais ousariam mencionar fora de casa. Os grandes dramas não ocorrem nas telas ou nos palcos, mas nos inúmeros tribunais deste país.” (GRISHAM, John. 1992)

O júri debatia um caso de abuso sexual. Uma menina testemunhando contra um homem que havia violentado-a. John Grisham, colocou-se no lugar do pai da criança. Imaginou o que faria se fosse ele, se iria querer vingança, justiça. E assim, sua primeira história foi tomando forma.

Praticamente uma autobiografia. Grisham descreve-se no advogado Jake Brigance. Durante seus dez anos atuando como advogado, ele era praticamente o protagonista do livro. Atuava como ele, possuía os mesmos pensamentos, fazia e sentia os casos da mesma forma.

“Este livro saiu do coração. É um primeiro livro e às vezes perde-se em digressões, mas eu não mudaria uma palavra, se me pedissem.” (GRISHAM, John. 1992)

As obras deste renomado escritor, que desde 1998 possui uma sala de leitura na Universidade de Mississipi, em sua homenagem, giram sempre em torno da área jurídica. Geralmente, os mesmos criticam o sistema judiciário norte-americano e os grandes escritórios de Direito. Tais abordagens não fogem da primeira e renomada obra “Tempo de Matar”.

Como dito acima, o escritor critica profundamente o sistema jurídico. Essas críticas aparecem claramente nos julgamentos abordados pelo livro. As questões étnico-raciais e de preconceito aparecem seguidamente em suas obras.

John Grisham pode ser considerado como um escritor crítico. Suas discordâncias atingem profundamente o sistema judiciário americano, causando grande comoção na sua área, o Direito.

2. HISTÓRICO DA OBRA

A obra apresenta-nos temas intensos, “Tempo de Matar” de John Grisham,  é ambientado após a segregação que aconteceu com o final da guerra civil americana, entre 1861 e 1865.  A história relatada no livro se passa em meados da década de 1990, época em que negros e brancos já detêm os mesmos direitos, no entanto, o preconceito racial ainda está muito presente; é neste meio em que a Ku Klux Klan (uma organização racista que perseguia negros nos Estados Unidos.) surge, também conhecida como Klan, surgiu após o fim da guerra civil americana, tendo como criadores, os sulistas insatisfeitos com a vitória do norte. A Klan está predominantemente presente em cenas de ódio e rechaço aos negros, e a brancos que estejam envolvidos com negros, querendo garantir a “supremacia branca”.

2.1 SINOPSE

Como dito anteriormente, a história relatada no livro se passa em meados da  década de 1990. Trata-se do julgamento de Carl Lee Hailey, um homem negro, que resolve vingar-se dos agressores da filha matando-os perante o tribunal, Tonya uma menina de 10 anos que foi capturada, agredida e  abusada sexualmente por dois homens brancos.

Os temas abordados no livro são impactantes, além do estupro e dos homicídios, que por si só já são chocantes, o livro aborda também, a discriminação existente na época em relação aos negros.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (293.4 Kb)   docx (69.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com