TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme: Tempo de matar - comentário

Por:   •  4/6/2015  •  Dissertação  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTIONÁRIO SOBRE O FILME TEMPO DE MATAR

1 – O que é KU KLUX KLAN e o que defendiam?

É uma seita religiosa com práticas racistas. No filme defendiam a condenação do Carl Lee tendo em vista que, independente da ação praticada, ele não tinha nenhum direito de matar cidadãos brancos.

2 – Qual o papel do policial no julgamento? Quais argumentos ele utilizou para ajudar Carl Lee?

O policial, sendo um agente da lei e branco, mas, também, um amigo de Carl Lee tem um papel de neutralidade, mas que, a princípio, a acusação tenta usar a sua raiva, por ter um membro parcialmente amputado durante a ação do réu para aumentar os argumentos a sua condenação. Quando questionado sobre o ocorrido o policial, mesmo desrespeitando a ordem do juiz de não responder a uma das perguntas do advogado de defesa de Carl Lee, diz que se ele estivesse no lugar do réu adotaria a mesma ação para com os agressores.

3 – A Organização NAACP defendia os direitos das pessoas negras. Um dos integrantes dessa Organização ofereceu outro advogado e ajudantes negros para realizar a defesa de Carl Lee. A oferta estava ou não revestida de preconceito? Justifique a resposta.

Mesmo se tratando de uma Organização voltada para defender os interesses dos negros, ela estava revestida de preconceito sim, mas utilizava esse sentimento para estar à frente das ações da sociedade branca. Era criada justamente para isso, para tratar de ações contra-racismo, utilizando-se de artifícios de contra-inteligência para, de maneira velada, agir de maneira idêntica a que acontecia além dos limites do tribunal.

4 – Como se classifica a atitude de Carl Lee ao se deparar com a situação de sua família e do seu advogado frente à oferta de troca de advogados?

Classifica-se como uma atitude de defesa de sua família e de sua ética. Em relação a sua família busca garantir os direitos básicos, como por exemplo alimentação e em relação ao seu advogado uma atitude recíproca de fidelidade.

5 – Por que o juiz não acatou a troca de fórum para o julgamento? Justifique.

O juiz não acatou a troca de fórum alegando que em qualquer outro a maioria do júri seria constituído por pessoas brancas e que em virtude disso se tornava indiferente a troca de fórum uma vez que o resultado obtido seria o mesmo seja onde fosse.

6 – As ações do promotor na condução da acusação foram corretas? Justifique.

Não. O promotor não foi neutro na condução do julgamento, pelo contrário, além de escolher um ponto de vista a defender ainda abastecia a acusação de dados privilegiados que davam uma grande vantagem na argumentação. Sendo assim sua atitude vai de encontro ao critério de imparcialidade e de julgar apenas os fatos de acordo com o estabelecido nas leis e passa a compor mais um elemento que deixa negativa a imagem da justiça no filme.

7 – Quais os argumentos o advogado de Carl Lee utilizou para convencer os jurados de que Carl Lee era inocente? Descreva como foi feita a deliberação e deixe claro a sua opinião sobre o assunto.

Ele evidenciou o sentimento de um pai frente às atrocidades cometidas a sua filha, a quem por convenções sociais deveria ser o porto seguro. Ao deixar claro esse sentimento ele deixa à flor da pele o sentimento de proteção e de revolta por ter sido violado esse círculo de segurança, mais ainda quando ele evidencia cada ação adotada pelos infratores, passo a passo e conclui seu raciocínio deixando na imaginação dos ouvintes que as cenas se passaram com uma criança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com