TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Direito

Por:   •  19/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

Portanto não resta dúvida sobre a legitimidade do pedido do Requerente. Direito à vida, fundamental em nossa Constituição, foi lesado. Essa mesma carta atribui responsabilidade objetiva para a omissão em questão. Atribuição já corroborada por decisões da Suprema Corte. O que resta é a indenização para que a família possa buscar outros direitos básicos que a ela ainda são negados.

É sabido que o Município de Goiabeira já descumpre a Lei Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Nº 12.305/2010), que proíbe a presença de catadores dentro de aterros sanitários e ao mesmo tempo exige a instituição de programas de Coleta Seletiva. O inciso V do art. 15 diz que deve ser estabelecido metas para a eliminação e recuperação de lixões, associadas à inclusão social e à emancipação econômica de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis; Nem um nem outro ocorre em Goiabeira. Para ajudar a família Silva e todos os outros catadores de recicláveis que vivem nessa cidade, poderia se procurar se o município já instituiu alguma Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos, como prevê o art. 32 da Lei 13,140/2015. O inciso III desse artigo diz que uma das funções dessas Câmaras é a promoção de celebração de termo de ajustamento de conduta (TACs), que seria um instrumento muito eficaz para se resolver o problema em questão. Todavia, havendo ou não essa corte, poderia se tentar uma negociação, um diálogo com o Executivo e com o Legislativo Municipal para que dotação orçamentária fosse prevista para dois investimentos essenciais para a dignidade dos catadores de recicláveis: a instituição de um programa de Coleta Seletiva, para que os recicláveis (metal, vidro, papel e plástico) já chegassem todos separados e limpos; e a construção de um Galpão de Triagem em alguma área pública fora do espaço do aterro sanitário.

Essa dotação orçamentária é perfeitamente possível se feita de forma planejada, como estabelece o artigo 165 da CF em seus parágrafos 1º, 2º e3º: por meio do Plano Plurianual, as Lei de Diretrizes Orçamentárias, e da Lei de Orçamento Anual (LOA). O objetivo do gestor público é atender as necessidades públicas de acordo com os caminhos da legalidade. No caso em questão temos uma necessidade escancarada e lei especial para atender essa necessidade, basta que parte das receitas sejam destinadas, de forma planejada, para resolver parte dos problemas estampados no caso apresentado.

Bibliografia

BARROSO, Luiz Felizardo. Mediação, arbitragem, conciliação e negociação. Justiça & cidadania,. Rio de Janeiro, n. 175, p. 60-63, mar. 2015.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988, HYPERLINK "http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm" http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Consultado em 07 de maio de 2018.

Diniz, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro - vl. 3 - Teoria das Obrigações Contratuais e Extra Contratuais. 26. ed., São Paulo: Saraiva 2010.

OLIVEIRA, Regis Fernandes de. Curso de Direito Financeiro. 2a ed. São Paulo. Revista dos Tribunais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com