TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Direito

Por:   •  7/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 4

brasao

UFMS – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

SEDFOR- Secretaria Especial de Educação à Distância e Formação de Professores

Graduação em Administração Pública – PNAP IV

Direito Administrativo

Professor: Ricardo José dos Santos

Alunos: Dafne de Oliveira Guenka Ramos

Julio Cesar de Abreu

Tatiane Sandim Lima

Atividade à distância 01

Campo Grande – MS

2019

TIPOS DE RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR PÚBLICO

INTRODUÇÃO

Trata o presente instrumento sobre as responsabilidades do servidor público, sem a intenção de esgotar o assunto, mas, sim de despertar no futuro administrador público o interesse na busca pelo conhecimento do assunto proposto.

DESENVOLVIMENTO

O servidor público está sujeito à responsabilidade Civil, Penal e administrativa decorrente do exercício do cargo, emprego ou função. Para se configurar o ilícito exige-se do Servidor Público a ação ou omissão antijurídica, neste caso é necessária, quando o dano é causado por servidor público, distinguir duas hipóteses: se o dano é causado ao Estado ou a terceiros. O servidor público por sua vez tem funções sujeitadas à responsabilidade civil, penal e administrativa, pelos exercícios irregulares de suas atribuições.

O servidor público serve como pilar da organização administrativa. Todas aquelas pessoas que por sua vez vinculam-se à administração publica por meio de uma atividade, seja ela remunerada ou não. O agente público tem como pautar uma melhor atenção pelos princípios da impessoalidade.

base na discussão feita por Meirelles os agentes públicos tende a ser remunerados ou não conforme a função estatal correspondida pelos agentes políticos, administrativos e honoríficos.

Já na base feita por Mello, estabeleceu como o agente público, servidor estatal, abrangendo os servidores públicos e os servidores governamentais do direito privado.

Carvalho Filho considera os agentes públicos, agentes particulares, colaboradores, servidores públicos e agentes de fato, mesmo pensando que a dificuldade me se agrupar em classes pode ser uma categoria muito ampla, por sua vez, defende essa categoria por motivos didáticos de sistematização e de identificação.

Existe por tanto espécies de agentes públicos, para melhor compreensão, classificaremos por tanto um agente publico que por todos os eleitos pelos sufrágios universais, e aquele que exercem funções constitucionais, compatíveis de forma geral com a complexidade das funções que desempenham.

Já os servidores públicos têm como objetivo todas as pessoas físicas que trabalham de forma remunerada por vinculo empregatício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com