TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O direito na sociedade

Por:   •  24/5/2017  •  Monografia  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

O direito na sociedade

      Grande parte da população quando questionadas sobre “ o que é o direito”, associam com facilidade tal termo como sinônimo da lei. Mas será que realmente se resume a somente este fato?

      Não existe por si só um conceito que defina exatamente o que vem à ser o direito, mas podemos analisar por visões distintas para que se chegue ao mais próximo da essência. Para desvincularmos a imagem de lei do direito analisaremos sua definição: As leis são um conjunto de normas jurídicas que tem por obrigação serem cumpridas e respeitadas; já por esta definição podemos observar que o direito, por exemplo, de moradia não se resume a esta definição. A lei é uma pressão estatal de determinado tipo de direito, demonstram poder e consequentemente geram opressão no âmbito social.

           Já o direito é formado por um conjunto de normas que tem a necessidade de se adaptarem conforme a evolução da sociedade, não se restringindo a definições criadas em tempos diferentes e que já não cabem em tal atualidade. Podemos definir que é o processo político e social de constituição de novas conquistas nos avanços da sociedade.

          O direito é definido por dois grandes grupos ideológicos: o direito positivo e o direito natural. O direito positivo resume se pelo predomínio da lei, ou seja, a lei vale para todos; a ordem é a justiça. O direito natural é resumido é resumido pelo predomínio da ordem justa ou pelos valores sociasis que se renovam de tempos em tempos.

           Com o estudo da sociologia podemos analisar também duas correntes de pensamento:

  • “Estabilidade, harmonia e consenso”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (29.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com