TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo migratório e suas influências na construção do valor do trabalho, remuneração e renda.

Por:   •  28/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO SEMI-PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

ISIS ADELAIDE SILVA.

O PROCESSO MIGRATÓRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO VALOR DO TRABALHO, REMUNERAÇÃO E RENDA.

Araripina

2014

ISIS ADELAIDE SILVA.

O PROCESSO MIGRATÓRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO VALOR DO TRABALHO, REMUNERAÇÃO E RENDA.

Trabalho apresentado ao Curso serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I; Ciência Política; Filosofia

.

Prof. Rosane Ap. Belieiro Malvezzi

Sérgio de Goes Barbosa

        Wilson Sanches

Araripina

2014

SÚMARIO

Introdução............................................................................ 04

Desenvolvimento................................................................. 05

Conclusão............................................................................. 09

Referencias bibliográficas................................................... 10


INTRODUÇÃO

Analisaremos perspectivas migratórias com base nas diferenças regionais de renda e salario e que papel deveria ter o estado. Tendo como influência os avanços tecnológicos e dos polos educacionais. Na migração atual há um movimento comum em consequência da crise, a certo e longo prazo devido ao crescimento natural das cidades, um contato permanente faz com que gere a migração nacional e internacional. Não há mais espaços para onde mudar, diante disso as pessoas fazem surgir bairros miseráveis, aglomerações, tendo uma invasão do campo para a cidade.

O perfil do século confere na migração da população que vive na zona rural para grandes cidades.

Os polos industriais localizados em capitais em fase dede desenvolvimento chamam a atenção de famílias em todo país atualmente a educação e a tecnologia caminham lado a lado, fazendo os jovens evoluir tecnologicamente e consequentemente acabam alcançando esferas educacionais.

No Brasil ocorre no contexto da transformação com base nas diferenças regionais de renda e salário, obrigando na maioria das vezes a população a acompanhar o desenvolvimento técnico e profissional tendo como consequência o crescimento de polos educacionais, proporcionando aos jovens que antes vivia á margem da sociedade oportunidade de terem acesso fácil e de forma gratuita a educação de qualidade e tecnologias avançadas, fazendo-os profissionais altamente qualificados.

O país tem hoje se comportado como uma grande esponja que absorve e acolhe gente de outras nacionalidades, etnias, raças, cores, indivíduos esses que vem em grande parte em busca de empregos com o qual a sua mão-de-obra.

Nesse cenário a uma manifestação das áreas econômicas e culturais dos países desenvolvidos naqueles em desenvolvimento, flexibilização dos mercados de trabalho e da formação de redes de comunicação e de transportes que conectam pessoas nos mais variados destinos.

Assim com o advento da globalização, e das profundas transformações que acompanharam em diferentes campos.

As migrações internas são chamadas de fluxos migratórios, e ocorre dentro de um território nacional geralmente seguindo fatores econômicos e sociais. Assim pode-se afirmar que o perfil migratório ocorre em variantes, ou seja, o fator determinante do fluxo é a região em maior desenvolvimento.

No entanto, ainda existe um fluxo continuo, para os grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, que mesmo tendo muitos migrantes para essa região em sua maioria resultam no retorno dos migrantes para região de origem. O  que significa que houve uma descentralização industrial, pois , as cidades do interior do país está crescendo industrialmente, tecnologia e geograficamente. Com a super lotação dos grandes centros, a disponibilidade de vagas no mercado de trabalho ficou escassa ao mesmo tempo em outras regiões passam por um processo de desenvolvimento abrindo mais vagas em todos os setores da indústria.

Segundo uma reportagem exibida na rede Globo de Televisão, no Jornal Hoje, no quadro “Sala de emprego”, edição do dia 03/11/2014.

As cidades do interior de nove estados geraram de Janeiro a Setembro, quase 413 mil vagas, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Esses estados são responsáveis por 70% das vagas de todo o Brasil: Bahia, Pará, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

O PIB do interior cresceu 49% nos últimos 10 anos, quase 10 pontos percentuais a mais que o dos grandes centros urbanos [...].As principais áreas de contratação, são industria, construção, comercio e serviços .A tradicional agricultura ficou de fora do ano passado.

Além do aumento das vagas no interior, na maior parte é destinada a mão de obra qualificada.

Mesmo com tantos lugares em trabalho de desenvolvimento, temos no País pontos fortes na tecnologia e educação, principalmente quando se trata do em ensino superior, nas grandes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo entre outras. A disponibilidade de uma educação mais qualificada atrai principalmente os jovens que na sua maioria migram sozinhos, nesse ponto ter parentes residindo fora pouco influencia na decisão de migração, porque esse migrante tem um perfil na sua maioria de sair em busca da universidade de maior “renome” e melhor preparado para atender ao que lhe é possível em termos financeiros e de ritmo de aprendizagem.

Nesses grandes polos educacionais também costumam ter em sua estrutura mais tecnologia inseridas tanto nas aulas quanto no convívio externo a universidade, ou seja, nas cidades que comportam grandes polos educacionais as pessoas buscam entender mias sobre as novidades tecnológicas lançadas, sendo totalmente críticos expondo suas opiniões sobre os pontos positivos e negativos, pois tal convívio lhes torna pessoas globalizadas.

Boa parte dos migrantes temporários, nesse caso estudantes, não retornam a residir na cidade de origem, pois a sua mão de obra já está qualificada, obrigando-o a residir onde há serviço destinado a esse profissional, muitas vezes passando a morar na cidade que cursou o ensino superior. Com uma qualificação o mercado de trabalho oferece mais vagas e mais recursos matérias para trabalho e uma remuneração melhor vista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com