TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Fato Social

Por:   •  24/9/2015  •  Resenha  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

Durkheim Émile,1858-1917 “As Regras do Método Sociológico”

1° edição - 1995 153 páginas

O que é fato social

A definição de fato social vem logo no inicio do livro, onde Durkheim ressalta que o termo usado para definir fato social, é usado de maneira errada para designar toda e qualquer ação expressa pela sociedade. Sendo que na verdade é um fenômeno ocorrido em um determinado grupo de pessoas.

Durkheim diz que quando um individuo desempenha um determinado papel na sociedade, seja la qual for, suas atitudes mesmo sendo consideradas de vontade própria, e ocasionadas do próprio sentimento, não deixam de sofrer influencias de terceiros. Essa influencia se da através da educação em suas praticas sociais.

Essas praticas podem ser consideradas desde a escolha de uma profissão ou ate mesmo de uma religião pó estilo de vida.

As maneiras de agir, de pensar, de sentir, ou seja, todas as formas de pensamento individual são impostos por essa força coercitiva, que molda as pessoas de acordo com as regras cotidianas.

A maior parte das nossas ideias não é formada por nós, e sim baseada na influencia de terceiros de forma impositiva, mesmo que de forma involuntária, exerce essa força impositiva que transmite seus ideais aos que lhe rodeiam. Lógico que em meio a influencia sofrida os indivíduos formulam seus próprios ideais, advindos de sua personalidade, mas ainda sim seria apenas uma parcela de sua formação em geral.

Pode se confirmar o conceito de Fato social observando o modo educacional das crianças em seu processo de formação. Nesse exercício, nota-se que toda forma de educação se da por meio do processo de imposição de uma forma de pensamento distinta. Esse processo se assemelha com o fato social, visto que a pressão sofrida pela criança nesse processo é a mesma pressão exercida pela sociedade na tentativa de moldar os indivíduos para que se encaixem a sua maneira.

Isto é o Fato social. Algo completamente distinto, resultado da vida em comum, de ações e reações advindos do pensamento individual de cada um que repercute influenciando no pensamento e na vida dos demais indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com