TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Óleo de Lorenzo

Por:   •  14/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.796 Palavras (8 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL 
 
 
                                                               
[pic 1] 

 
 

   PROJETO DE INTERVENÇÃO 

(HAITIANOS CONQUISTANDO SUA CIDADANIA EM PORTO ALEGRE)
 

Supervisora de Campo(a) Regente: Georgia Volkmer

Supervisora de Estágio Virtual: Jacqueline Kalakun

Supervisora de Estágio Presencial: Giovane Scherer

Academica de Serviço Social: Elisete Teresinha da silva

 
 

DEZEMBRO - 2015

PROJETO DE INTERVENÇÃO 

  1. Dados de Identificação:

Título do Projeto: HAITIANOS CONQUISTANDO SUA CIDADANIA EM PORTO ALEGRE

Nome da Instituição: SECRETARIA DO TRABALHO E EMPREGO EXTENSÃO NO SINE DE PORTO ALEGRE

Nome do Proponente: ELISETE TERESINHA DA SILVA

Duração Prevista: 6 MESES 

  1. Apresentação:

  Este referido projeto de intervenção baseia-se na problemática da vinda de imigrantes haitianos entre outros,  para o Brasil em especial para Porto Alegre. Composto por pessoas de diferentes seguimentos, mas em comum situação de vulnerabilidade. Pessoas com vínculos familiares interrompidos ou fragilizados, e também pela falta de habilitação convencional. oriundas de diversas localidades, e por inúmeros motivos. Elas utilizam as ruas, alojamentos, albergues e abrigos como espaço de moradia e sustento.

             Essa população caracteriza-se ainda pela utilização de logradouros públicos; e alojamentos muitas vezes cedidos por empresas que os empregam, como espaço de moradia e de sustento de forma temporária ou permanente, bem como unidade de serviços e acolhimento para pernoite temporário ou moradia provisória.

             Partindo da observação realizada no acolhimento do SINE municipal, verifiquei que muitos dos usuários possuem profissões reconhecidas na construção civil entre outras. Alguns possuem escolaridade de ensino médio e até superior.  Mas devido à falta de oportunidade e reconhecimento profissional na qualificação adquirida em seu país de origem, Submetem-se e aceitam ofertas de trabalho inferior à sua formação.

        Para inserir-se no mercado de trabalho e por conseqüência, estarem em situações de vulnerabilidade social e despreparo, acabam sendo excluídos de seleção de pessoal e discriminados pela sociedade pelo fato de serem, negros fortes são explorados, ganhando salários baixos na maioria das vezes na construção civil.

             A proposta deste projeto é de resgatar a cidadania, buscando alternativas   oportunizando uma proposta de trabalho, a reinserção no mercado, onde possam provir seu sustento. Propor ao SINE a preparação profissional, dentro da qualificação, bem como, o reconhecimento da sua formação e uma proposta que viabilize junto as empresas, a contratação como profissionais qualificados.

             Encaminhar este projeto à SMTE, e mostrar a importância do trabalho de um profissional assistente social, para trabalhar e encaminhar as demandas emergentes da Questão Social. O assistente social possui qualificação para atender este público. Além daqueles que desconhecem o CINE.

3. Objetivos: 

     

       Objetivo Geral

  •                 Desenvolver atividades junto aos imigrantes, haitianos e senegaleses, afim  de informar direitos e cidadania. .

Objetivo Específico

  •         Obter documentação de acesso a cidadania;
  • Empoderar o sujeito, para a inserção no mercado de trabalho;
  • Oportunizar a partir do conhecimento específico da SMTE, o acesso a cursos profissionalizantes para o ingresso no mercado de trabalho.

4. Metodologia:  

 Nesta elaboração encaminharemos à Secretaria Municipal de Trabalho juntamente com o SINE, o projeto para aprovação deste junto ao grupo de imigrantes que vivem no Centro Vida a apresentação dos órgãos que os ajudarão na inserção no mercado de trabalho. Uma vez que desconhecem o trabalho que o SINE realiza. A proposta é dar visibilidade, oportunidade e um momento onde possa visualizar o local ideal para realizar cursos profissionalizante, no qual poderão praticar e mostras suas verdadeiras habilidade e capacidade de aprendizado. E assim, promover sua cidadania na criação de um currículo. O projeto HAITIANOS CONQUISTANDO SUA CIDADANIA EM PORTO ALEGRE, vem integrar-se a SMTE, para oportunizaR , uma nova porta de entrada ao mercado de trabalho através do SINE.O projeto é composto de cinco etapas:

         A primeira etapa é propor a Secretaria de Trabalho e Emprego de Porto Alegre, juntamente com o SINE. O Projeto HAITIANOS CONQUISTANDO SUA CIDADANIA EM PORTO ALEGRE, tem como proposta em sua criação, momentos onde possam visualizar de que forma se dá as atividades e que tipos de cursos que o SINE oferece. Este conhecimento é fundamental na busca de emprego.

A segunda etapa - Será a apresentação do projeto acima citado em um espaço no CENTRO VIDA. Fazer uma exposição com materiais didáticos como: cartilhas, folder que fala a história do SINE e como funciona.

A terceira etapa - Aplicar as atividades, as entrevistas e o preenchimento do curriculum vitae, e o preenchimento do questionário de avaliação.

A quarta etapa - Será - avaliação das entrevistas e encaminhamento dos curriculum.

A quinta etapa – Levar o material coletado para fazer parte do cadastro do SINE, que facilitará a inserção no mercado de trabalho.

             Para o imigrante participar do projeto, é necessário estar vinculado ao CENTRO VIDA ,  não estar trabalhando ou querer se aperfeiçoar em cursos profissionalizantes ofertados pelo SINE através da SMTE .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (249 Kb)   docx (61.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com