TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Óleo de Lorenzo

Por:   •  1/3/2018  •  Resenha  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 4

O ÓLEO de Lorenzo. Direção: George Miller. Produção: Doug Mitchel e George Miller. Intérpretes: Nick Nolt; Susan Sarandon; Peter Ustinov; Zack O? malley Greenberg e outros. Universal Pictures Internacional B.V. Microservice B.V. Tecnologia Digital da Amazônia, 1992. 1. DVD (129 min.), son. , color.

Resenha.

O óleo de Lorenzo é baseado em fatos reais. Relata o drama vivido pela família Odene, formada pelos pais historiadores, Augusto e Mickaella e o filho Lorenzo. Lorenzo era uma criança como outra qualquer de sua idade, até que ocorreram mudanças no seu comportamento, inicialmente observados pela sua professora. Seu primeiro diagnóstico foi hiperatividade. Até que após sucessivas mudanças mais graves de comportamento e até dificuldade auditiva, levaram aos pais a uma mais profunda investigação.

Depois de realizados diversos exames, Lorenzo foi, enfim, diagnosticado com uma rara doença pertencente à família das leucodistrofias, especificamente Adrenoleucodistrofia (ALD), uma doença que causa defeito congênito no metabolismo que provoca a degeneração do cérebro, e a expectativa de vida era somente de dois anos após o diagnóstico. Essa doença é transmitida pelo cromossomo da genitora, porém a doença não manifesta na mesma. O médico esclarece aos pais algumas informações sobre a ALD, e não lhes dão nenhuma esperança de melhora ou de cura, alerta-os do que acontecerá com Lorenzo no seu pouco tempo de vida. A medicina tinha pouco conhecimento cientifico a respeito da ALD, não tinha terapia e as pesquisas, na época, era escassa. O que se tinha conhecimento era que a gordura que causa a doença deveria ser extinta da dieta do enfermo portador, e mesmo Lorenzo fazendo uma dieta rigorosa, não constatou diminuição dessas gorduras no seu organismo. Mickaella, então, descobre através de ler um artigo de uma pesquisa realizada em ratos, que, estes quando é privado de gordura, seu organismo a compensa com uma super produção. Os pais chegam à conclusão de que a dieta é inútil, ao menos que se descubra uma forma de inibir a super produção, e já se tinha a idéia de que a manipulação de ácidos graxos poderia inibir essa super produção.

Após diversas pesquisas, eles descobriram que se manipulassem uma gordura com dois tipos de ácidos graxos insaturados, ácido oléico e ácido erúcico, poderiam obter um óleo que estabilizariam a gordura. Então, começaram uma busca por esses ácidos próprios para o consumo humano. Após contatarem químicos que conseguiram extrair esses ácidos, eles decidiram iniciar seus testes. Sabendo que Mickaella tem o mesmo nível de gordura saturada no sangue, resolveram testá-la, antes de o teste ser realizado em Lorenzo, porém, depois de um acordo, a irmã de Mickaella também com o mesmo nível de gordura saturada no sangue, Dierdre quem foi a cobaia. Iniciaram os testes e constataram que o nível de gordura no sangue de Dierdre caiu drasticamente. Resolveram iniciar em Lorenzo. E depois de algumas semanas descobriram que os níveis de C24 e C26 estavam normais, porém o médico responsável pela pesquisa da ALD, não alimentou esperanças, e pediu aos pais de Lorenzo que fossem discretos com essa “descoberta”. Augusto e Mickaella ficaram inconformados e começaram a distribuir o óleo para alguns conhecidos. Após seis meses consumindo esse óleo, uma criança teve a ALD estabilizada, alimentando a esperanças de outros pais e também da medicina. Lorenzo teve ALD controlada e teve uma leve melhora em seu estado, porém, apesar da busca incansável dos pais de Lorenzo pela cura da ALD através de um óleo, que é mundialmente conhecido como Oléo de Lorenzo (uma mistura de dois ácidos graxos: ácidos oléico (C18:1) e ácido erúcico (20:1), cujo metabolismo se sobrepõe aos dos saturados, evitando assim o seu acúmulo), Ele não melhorou igual os demais meninos que estavam no estágio inicial da doença, devido sua doença ter progredido bastante e seu cérebro estava todo denegrido. Augusto alertou Mickaella, dizendo que a luta que eles enfrentaram foram para salvar a vida dos filhos de outras pessoas e que Lorenzo ficaria estável por um longo período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com