TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO DE PESSOAS FALANDO E/OU GESTICULANDO PARA SI MESMAS EM AMBIENTES PUBLICOS NA GRANDE FLORIANÓPOLIS.

Por:   •  17/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.469 Palavras (10 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

BRUNA DA ROSA HONORATO

EVANDRO XAVIER DOS SANTOS

JECILLEY DE OLIVEIRA SUMARIVA

LUÍSA KORBES LOEBENS

RAQUEL FERREIRA DA SILVA

OBSERVAÇÃO DE PESSOAS FALANDO E/OU GESTICULANDO PARA SI MESMAS EM AMBIENTES PUBLICOS NA GRANDE FLORIANÓPOLIS.

São José, 08 de junho de 2017.

SUMÁRIO

1 TÍTULO        3

2 JUSTIFICATIVA        3

3 PROBLEMA        3

4 OBJETIVOS        3

4.1 Objetivo geral        3

4.2 Objetivos específicos        3

5 METODOLOGIA        5

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        4

7 DESCRIÇÃO DOS DADOS COLETADOS        8

8 ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS        11

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

9 ANEXO I        13


1 TÍTULO

        Observação de pessoas falando e/ou gesticulando para si mesmas em ambientes publicos na grande florianópolis.

2 JUSTIFICATIVA

        A ação de falar ou gesticular para si mesma pode ser observada em pessoas de diferentes idades, em locais públicos, porém, poucos estudos são dedicados a este tema não como patologia mas como fenomeno natural do ser humano.

        Para Vigotsky o ato de falar sozinho se apresenta já na infancia “No discurso egocêntrico a criança fala apenas dela própria, não se preocupa com o interlocutor, não tenta comunicar, não espera qualquer resposta e freqüentemente nem sequer se preocupa com saber se alguém a escuta” (VIGOTSKY, 2002, p20)

        Este projeto irá buscar observar pessoas na grande florianópolis falando e/ou gesticulando sozinha, iremos visistar o Terminal de Integração do Centro de Florianópolis – SC (TICEN) verificando a quantidade e a intensidade de pessoas, e que falam e/ou gesticula.

3 PROBLEMA

        Observar pessoas falando e/ou gesticulando sozinhas em ambientes publicos na grande florianópolis, pode demonstrar que esse fenomeno não é patologico?

4 OBJETIVOS

4.1 Objetivo geral

        Observar pessoas falando e/ou gesticulando sozinhas em ambientes publicos.

4.2 Objetivos específicos

  • Apresentar conceitos de observação naturalista;
  • Contextualizar sobre o ato falar ou gesticular para si mesma;
  • Montar e executar um cronograma de observação no TICEN

5 METODOLOGIA

A metodologia de pesquisa cientifica pode ser definida, segundo Both e Siqueira (2004, p.52) como: “[...] um conjunto, de passos e itens para a elaboração do projeto. É um processo de investigação que procura atingir conhecimentos sistematizados e seguros. ”.

Como existe pouco material nacional especifico para o tema do projeto proposto, irá também se usar da pesquisa exploratória, que segundo Gil (2002, p.41) “[...] estas pesquisas têm como objetivo principal o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições. ”.

A observação foi nos blocos do Terminal de Integração do Centro de Florianópolis – SC (TICEN) durante o horário com maior concentração de pessoas no local. Os públicos alvos foram: feminino, masculino e crianças, tendo um total de 26 pessoas do sexo feminino e 20 do sexo masculino. A primeira visita ao terminal ocorreu no dia 25/05 às 18h30m com sessões de 1 hora de permanência no local, a segunda visita ocorreu no dia 02/06 às 17h30m com o mesmo tempo de permanência de 1 hora, sendo que após 30 minutos nos deslocávamos para outro bloco.

A observação foi realizada em equipe o que permite a possibilidade de confrontação dos dados obtidos pelos diversos observadores, sendo que todos podem observar os mesmos aspectos do fenômeno ou, então, observar diferentes aspectos do observado. Outra vantagem é a possibilidade de que vários observadores preencham diferentes instrumentos (Lakatos e Marconi, 2002).

A técnica utilizada foi a de Registro que Segundo Dana; Matos (2006) selecionam um ou mais comportamentos; elabora a definição operacional e os critérios de unidade de análise dos comportamentos; executa a observação registrando cada ocorrência dos comportamentos. O Registro de Eventos fornece a frequência dos comportamentos observados.

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Quando pensamos em psicologia como ciência tem alguns questionamentos que nos sãos pertinentes, tais como: Por que falamos sozinhos (as)? O que nos leva a falar sozinhos (as)? Por que discutimos com nós mesmo?

Ao nos depararmos com estes questionamentos estudiosos defendem o uso da observação como é o caso de Richardson (1999), Lakatos e Marconi (2002) e Gil (1999) que consideram a observação como a base de toda investigação no campo social, e pode ser utilizada em qualquer nível de complexidade da investigação científica.

Na busca de explicação do “Por que falamos sozinhos? ” Vários outros estudiosos defendem a tese de que falar sozinho, ou auto questionar-se não se trata de nenhuma anormalidade mental, mas de uma mera necessidade interna de nossa cognição.

Para os esses estudiosos, dizer uma palavra em voz alta faz com que o cérebro trabalhe mais rápido e fique menos sucessível a erros, uma curiosidade sobre tal, são as técnicas japonesas de gesticular e falar sozinho no trabalho:

A técnica japonesa surgiu no começo do século XX, nas linhas férreas. Na movimentação da estação de metrô os funcionários criaram esta técnica para checar se estava tudo em ordem com a sinalização e limpeza, eles gesticulam, apontam, falam sozinhos, pra cima, pra baixo e pros lados. A técnica chamada de “shisa kanko” que pode ser traduzida como “apontar e falar” hoje se repete em todas as empresas japonesas e segundo os pesquisadores ela ajuda a melhorar o desempenho em técnicas que exigem uma maior atenção (GOMES, 2016)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (173.9 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com