TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarial e Trabalhista ,Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social e Ambiental.

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.543 Palavras (11 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem objetivo aprofundar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas do quarto semestre, desenvolvendo novas ferramentas de trabalho e modalidades de gestão, para melhor atender as necessidades do mercado.

DESENVOLVIMENTO

Identificação

Nome: Supermercados “Alfa”

Setor: Atacado e varejo

Porte: Pequeno

Cidade: Belo horizonte

Trata-se de uma rede de supermercados, conhecida como Supermercados “Alfa”¹, tendo sua loja inaugurada em 1998, na cidade de Belo horizonte MG. Com a intenção de atender com eficiência seus clientes, o grupo possui 130 funcionários distribuídos em sua loja, tendo como principal atividade a comercialização de produtos alimentícios.

A empresa pussui cargos Atendentes de Balcão, Operadores de Caixa, Fiscais de Caixas, Repositores, Auxiliares Administrativos, Analista finaceiro, Supervisores, Gerentes de Departamentos e Gerentes de Lojas.

Com duas vagas abertas para Analista finaceiro.

O Analista Financeiro é o profissional responsável pelo processamento de contas a pagar e a receber, anotando corretamente a transferência de ativos e encerramento dos livros de forma correta,é responsável também pelo processamento de transações, sendo elas: o faturamento de clientes, pagamentos a fornecedores, etc.

Está sob as responsabilidades de um Analista Financeiro elaborar processos de geração da análise envolvendo a coletas de dados do faturamento, analisar todas as operações da empresa, consultar a literatura para ver exemplos de medidas adequadas, que se tornarão indicadores reveladores de problemas operacionais, desenvolver um calendário e um procedimento para gerar essas medições em uma base regular, planejar um formato adequado para a emissão dos resultados da gestão, acompanhar toda a atividade empresarial viável revendo cuidadosamente as operações de uma determinada visão, analisar o fluxo de caixa, fazer simulações, identificando problemas e oportunidades para melhorar o desempenho econômico-financeiro da empresa, acompanhar o comportamento das previsões em relação às realizações das premissas do fluxo de caixa, visando identificar e discutir as ocasionais distorções, preparar e apresentar projeções e simulações estratégicas antecipando os resultados da empresa, permitindo ações corretivas se for o caso, acompanhar o cronograma físico-financeiro da empresa, apurar e analisar os custos dos produtos da empresa, identificando oportunidades de redução destes, visando alterações planejadas para melhorar os lucros, elaborar estudos de viabilidade econômica de produto, diagnosticar a condição financeira da empresa, tomar decisões financeiras estratégicas com base nos resultados do diagnóstico efetuado, descobrir boas oportunidades de investimento, pesquisar fontes de financiamento confiáveis desenvolvendo outros trabalhos no âmbito econômico-financeiro de interesse da empresa.

Para que o profissional tenha um bom desempenho como Analista Financeiro além da graduação é essencial que possua conhecimentos sobre gestão estratégica. Para participar do processo seletivo é necessário curso superior completo em Administração

A empresa adota o recrutamento externo porque Proporciona o ingresso de novas ideias, experiências e atitudes inovadoras, enriquece o capital intelectual, trazendo novas habilidades e conhecimentos, promove uma alteração da cultura organizacional. O recrutamento externo dispõe de algumas técnicas que são importantes para iniciar o processo de seleção. Primeiro, é elaborado o anúncio para utilizar o meio mais adequado para se chegar ao candidato desejado, ou seja, aquele candidato que a empresa deseja. Os anúncios podem ser em jornais e revistas especializadas. Também podem ser em agências de recrutamento, cartazes locais, visíveis e/ou em jornais locais que têm como objetivo atrair um maior número de candidato, mas que possua uma certa qualificação. Para isso é importante passar a descrição do cargo e anunciar os pré-requisitos. Outra técnica de recrutamento externo é o contato com universidades ou escolas, essa se direciona para cargos de estágios. Por último, a apresentação de candidatos por funcionário. Essa é bastante utilizada, principalmente em micro empresas e banco de dados de candidatos que têm o objetivo de aproveitar processos de seleção para uma futura oportunidade que venha a surgir na organização.

Logo após o recrutamento é feita a seleção de pessoas, que possui várias técnicas.

Seleção de pessoa é uma atividade que tem como objetivo escolher os melhores candidatos recrutados para preencher as vagas ofertadas por uma empresa.

A entrevista de seleção é uma técnica que se aplica a um candidato a emprego, e tem como objetivo detectar informações pessoais e profissionais sobre os candidatos. Quanto à sua metodologia ela pode ser estruturada e não estruturada.

A entrevista estruturada é formada para extrair o máximo de informações do candidato com o mínimo de perguntas pelo entrevistador; é a entrevista em que o entrevistado tem o maior tempo para se expressar, e essa estrutura tem a seguinte seqüência:

 Cumprimento e uma conversa inicial

 Introdução

 Experiência de trabalho de candidato

 A formação escolar

 Suas atividades e seus interesses pessoais

 Descrição de qualidades de defeitos, ou seja, seus pontos fortes e fracos.

 A descrição do cargo, perguntas do candidato.

 Encerramento

A entrevista não estruturada não segue um padrão, não se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com