TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVÂNCIA DE NORMAS NO COTIDIANO PROFISSIONAL

Por:   •  9/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  1.676 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC

OBSERVANCIA DE NORMAS NO COTIDIANO PROFISSIONAL

INTRODUÇÃO AO DIREITO

Rômulo A. Barreto

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

SÃO PAULO

2018

OBSERVANCIA DE NORMAS NO COTIDIANO PROFISSIONAL

Segundo IBGC (instituto brasileiro de governança corporativa), Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum. 

É certo que antes mesmo da constituição das regras para organização da sociedade, o homem já possuía em si normas individuais, tais como a preservação da vida, ou ainda, o dever de não lesar o próximo, ou mesmo a noção da propriedade privada. É o chamado "direito natural, que está contido na natureza do homem” (PANTALEÃO; PANTALEÃO,2006, p. 1). O direito natural é espontâneo, não depende de regras escritas, é baseado em princípios morais, inerentes à condição de ser humano. (CLEMENTINO, 2017).

Analisando ambas situações acima podemos perceber o quanto as regras são importantes para o cotidiano de todos os indivíduos, assim percebendo que a constituição tem por objetivo manter uma boa interação entre os indivíduos, tendo como base alguns princípios, o que também acontece na governança, porém bem focado nas organizações, como fiscalização ou controle financeiro são itens que colaboram para uma boa gestão corporativa. Agir fora da lei, além de corromper a sua moralidade, também atinge sua própria ética pessoal e social. Todos os indivíduos da sociedade tem obrigação de cumprir essas leis, porém nem todos possuem ética suficiente para segui-las. Desta forma, fica evidente que há uma grande inconsistência do indivíduo perante a sua própria ética, ao não seguir a mesma, as pessoas precisam ser éticas perante a sociedade.

CLEMENTINO, Debora Sant’Ana Fuckner Introdução ao direito 
Paulo: Editora Senac São Paulo, 2017. 

Guia de normalização de monografias, teses e dissertações para alunos do

Centro Universitário SENAC [manuscrito] / Rede de Bibliotecas do SENAC São

Paulo (organizadora) – 3. ed. - São Paulo, 2014.

IBGC (Instituto brasileiro de governança corporativa). Disponível em: < http://www.ibgc.org.br/index.php/ > Acesso em: 21 de Abril de 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (349.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com