TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÃO DAS ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO (PI)

Por:   •  18/4/2020  •  Artigo  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 7

ANEXO 2

ORIENTAÇÃO DAS ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DO

PROJETO DE INTERVENÇÃO (PI)

Esta orientação objetiva nortear a elaboração do  Projeto de Intervenção (PI), esse projeto nasce das indagações que o estagiário levanta no espaço da escola, pois por meio das observações e da semirregência verifica-se a oportunidade em construir uma consistente proposta de intervenção tendo como objetivo a resolução de problemas detectados pelo o estagiário e que em parceria com o professor regente poderá  elaborar uma proposta de regência baseada nesse propósito.

 Projeto de Intervenção deverá ser um trabalho original e elaborado a partir de uma pesquisa diagnóstica realizada pelo(a) cursista no âmbito da escola, seu desenvolvimento conta com os seguintes passos:

1º) diagnóstico feito em uma escola de uma situação-problema que requeira uma intervenção (esse diagnóstico pode ser realizado por meio de observação ou por necessidade exposta pelos gestores, coordenação pedagógica ou professores etc.);

2º) elaboração de um projeto de intervenção para solução do problema detectado (apêndice I);

3º) aplicação do projeto.

ROTEIRO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO

A) RESUMO

O resumo deve ser justificado, sem parágrafo, entrelinhas simples. Deve conter frases objetivas que indiquem ao leitor as principais informações do seu trabalho. Não pode conter citações e nem bibliografia. Organize seu resumo da seguinte maneira: introdução, situação-problema, justificativa, objetivos, metodologia e resultados esperados. O resumo deve ter entre 150 e 200 palavras.

B) PALAVRAS-CHAVE: Selecione três palavras e separe os termos com (;) começando cada um com letra maiúscula.

C) SUMÁRIO

1 Introdução        

2 Problema

3 Público Alvo        

4 Justificativa        

5  Objetivos:        

5.1 Geral        

5.2 Específicos        

6 Revisão de Literatura        

7 Metodologia        

8 Cronograma        

9 Recursos necessários        

10 Resultados esperados

Referências bibliográficas        

1. INTRODUÇÃO

É importante apontar a vinculação deste trabalho especificando que é uma construção de TCC realizado como requisito obrigatório da pós-graduação lato sensu. Em seguida ressaltar a motivação (DESCREVER A MOTIVAÇÃO) para a escolha do objeto da intervenção, evitando a autovalidação, ou seja, focar em si mesmo e em sua biografia.

A introdução é uma síntese de todo o trabalho, nele precisa ser apresentado o problema, os objetivos, a metodologia, o referencial teórico utilizado e os resultados esperados.

2. PROBLEMA

O problema é a questão que se buscará resolver por meio do PI.

Conforme Gil (2002), um problema deve ser:

a) Claro e preciso - todos os conceitos e termos usados em sua enunciação não podem causar ambiguidades ou dúvidas;

b) Empírico – ou seja, observável na realidade social do seu contexto de atuação, através de técnicas e métodos apropriados;

c) Delimitado – delimitar o problema é ter garantia mínima da operacionalização para a resolução do problema;

d) Passível de solução – é necessário que haja uma maneira de produzir uma solução para o problema dentro de critérios metodológicos e de cientificidade, mas antes de tudo ter domínio da tecnologia adequada à sua solução.

O problema do PI deve ser passível de intervenção local e estar relacionado à educação básica. A educação básica em todas as suas modalidades conta com documentos que poderão nortear o estudante na definição do seu problema, aliando esses referenciais às necessidades da escola em que se efetivará a intervenção. Exemplo: PCNs da Educação Infantil e do Ensino Médio (http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf), Diretrizes Curriculares para Educação Básica (http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file ), o BNCC (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base ) entre outros.

Uma pergunta chave para a formulação de um problema é:

EM QUE INTERVIR?

3 PÚBLICO-ALVO

Ao definir seu problema é importante ter em vista quem é o seu público-alvo. O público-alvo são os sujeitos com determinadas características em comum (idade, sexo, profissão, interesses etc.), ao qual o estudante direcionará sua intervenção. Nesse caso é preciso explicitar se a ação pedagógica proposta para a intervenção irá ser direcionada a toda a escola, ou aos alunos, ou aos gestores, ou aos professores, ou ao serviço pedagógico, ou aos pais, ou a comunidade escolar como um todo, ou aos funcionários administrativos e de manutenção etc.

Uma pergunta chave para a formulação de um problema é:  EM QUEM INTERVIR?

4 JUSTIFICATIVA

A justificativa é a identificação dos fatores que determinaram a escolha do problema a ser efetivado com a aplicação do PI. Nesta seção caberá mostrar a importância e a relevância do PI, buscando indicar as vantagens e os benefícios que a intervenção poderá proporcionar. Em outras palavras, você deve explicar a importância de intervir no problema, no espaço escolar ou comunitário e com o público-alvo escolhido.

Uma pergunta chave para a formulação de uma justificativa é:  POR QUE INTERVIR?

5. OBJETIVOS (Anexo 3 – lista de objetivos)

5.1 Geral

O objetivo geral é a indicação daquilo que se pretende alcançar com a intervenção proposta. Constitui a ação que conduzirá ao tratamento da questão indicada no problema.

A pergunta chave para a formulação dos objetivos é: PARA QUE INTERVIR?

5.2 Específico

Os objetivos específicos relacionam-se com o objetivo geral. São quesitos que devem ser atingidos para que o objetivo geral seja alcançado, ou seja, somados, os objetivos específicos conduzirão ao objetivo geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (256.3 Kb)   docx (87.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com