TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONFLITOS SOCIAIS

Por:   •  12/4/2015  •  Resenha  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

Os conflitos sociais

Estão cada vez mais presentes em nossa sociedade,é inevitável não existir conflito social,pois é um fenômeno social,apesar de não ser uno,eles podem envolver ou não a violência física,independentemente da classe social,sempre existiram e sempre existirão conflitos sociais. é evidente que as pessoas sempre terão pensamentos,opiniões idéias,e ações divergentes umas das outras,gerando com isso,os conflitos sociais,sempre presentes em uma sociedade em evolução constante,háverá sempre mudanças no comportamento das pessoas em relação uma as outras.

O aprofundamento dos conflitos sociais nos centros Urbanos e os impasses ambientais no campo,são verdadeiras bomba relógio prestes a explodir, podemos ver cada vez mais a população indo a rua e protestando contra a corrupção,contra o aumento de passagem de ônibus etc.

Podemos ver que os protestos, cada vez mais recentes , está relacionado com o problema da moradia,falta de água,aumento de tarifas,dentre outros. Podemos ver com clareza,que o tecido social mudou,e que os governantes ainda não aprenderam a dialogar com os novos atores deste cenário.

em nossa sociedade sempre existirá divergência de ideias , opiniões ,pensamentos,e ações,sempre existirá conflitos,pois é natural do ser humano discordar da ideia ,da ação,do pensamento e do comportamento do seu semelhante,sempre existirá competição política ,eleições que é um exemplo de conflito social,portanto qualquer situação que contrapõe duas ideias distintas,é um exemplo de conflito social.

Uma característica que acompanha o conflito é o estado de insatisfação entre as partes. A insatisfação pode ter várias origens: divergência de interesses, competição pelo poder, incompatibilidade de objectivos, partilha de recursos escassos, desacordo de pontos de vista. Por exemplo, num jogo de futebol, dá-se o conflito entre os adversários por causa da cegueira de vencer (competitividade). Ou quando há favorecimento por uma das equipas, existindo assim um conflito intergrupal.

Hoje em dia, considera-se que os conflitos têm aspectos negativos porque correspondem a períodos de tensão e de insatisfação das pessoas e dos grupos, mas também têm aspectos positivos porque o confronto é gerador de mudança, que é o fundamento da evolução e do desenvolvimento social. O conflito social é encarado como um elemento vital da mudança e das dinâmicas sociais De uma forma mais completa, poderei dizer que os conflitos são uma realidade por exemplo, no interior das famílias, nas empresas, instituições, entre grupos sociais e podem ser úteis nas diferentes instâncias, porque impedem a estagnação, podendo estimular o surgimento de novas ideias, estratégias. Um dos aspectos que tem sido estudado a propósito dos conflitos interpessoais (cada um de nós está perante motivações que são incompatíveis) é o reforço da identidade do grupo. Este sentimento corresponde à necessidade de as pessoas verem o seu grupo como o “melhor” que qualquer outro grupo. A situação de conflito reforça esta necessidade, podendo aumentar a coesão do “nós”, ao mesmo tempo aumentar a rejeição dos outros grupos.

Como superar as relações de conflito? Pois bem, o contacto que envolva a cooperação, a entreajuda e a interdependência, tem muito mais possibilidades de sucesso na superação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com