TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observatório Social como meio de Fiscalização e Combate à Corrupção

Por:   •  20/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

Observatório Social como meio de fiscalização e combate à corrupção

        O observatório Social é uma instituição independente, formada por pessoas civis que se voluntariam ao trabalho de fiscalização em prol da sociedade, no que se refere à aplicação das verbas públicas, evitando assim o mau uso e desperdício destas.

        O observatório social oferece ao cidadão um empoderamento de suas ações perante os serviços públicos, através da monitoria e acompanhamento das atividades governamentais, que são de interesse e de  direito da população em geral. Sua atuação pode estar ligada à fiscalização de processos licitatórios,  à câmara dos vereadores, supervisionando se não há gastos excessivos ou desperdício de verbas, assim como na educação financeira dos cidadãos, instigando-os a entender e cobrar a melhor  aplicabilidade dos impostos que pagam e consequentemente serem mais ativos na construção e/ou evolução do Estado.

        Tal ferramenta poderia auxiliar com total eficácia no combate à corrupção. Entretanto, o ativismo da atual sociedade muitas vezes é apenas aparente, pois nestas condições não conseguem transcender o mundo das ideias virtuais. Além disso, o governo se mostra inerte sobre esta situação, pois  não incita da forma devida a população que é desprovida de instrução sobre as políticas públicas de fiscalização, a atuar de maneira eficaz na cobrança, reparação e no aperfeiçoamento da gestão governamental.

        Somente lamentar a atual situação, não suprime os efeitos da deterioração causados pela corrupção no Estado. Neste sentido, o observatório social garante àqueles que têm o interesse de atuar como guardiões do bem público, defenderem o escorreito funcionamento da máquina gestora pátria, buscando o progresso em toda a estrutura estatal, principalmente a financeira, pois desta dependem todas as outras vertentes, como exemplo, a educacional, que é a base da boa formação de uma nação íntegra.         

        Em Palmas - TO, por ser recente, o observatório ainda possui poucos membros. Porém, qualquer cidadão que anseia maior participação no exercício efetivo do controle social nas contas públicas, pode dedicar-se a esta notável iniciativa, sem qualquer objeção.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com