TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Costumes e Fontes do Direito

Por:   •  18/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – APS

1º Período IED 1 - 2017/01 

Valor: 05 pontos.

Carga horária de APS: 7h

CLAUDIO APARECIDO AUGUSTI - 170100039

......................................................................
1ª Questão (2,5 pontos): "O costume apresenta um elemento objetivo representado pela práxis social, isto é, pela reiteração da conduta; e apresenta, ainda, um elemento subjetivo representado pela necessidade e certeza da utilidade decorrentes da própria reiteração de conduta social, residindo nela a sujeição do comportamento naquela direção. Os requisitos para que o costume seja considerado fonte formal do direito, são os acima mencionados” Agora responda: A prática de naturismo no Brasil pode ser entendida como costume jurídico? 

Não.

A prática do naturismo no Brasil pode ser entendido como um costume social. E também pode ser entendido como um costume contra legem, pois ao praticá-lo, o indivíduo está violando o artigo 233 do Código Penal.

2ª Questão (2,5 pontos): "No plano jurídico, fontes do Direito expressam a origem das normas jurídicas, podendo-se classificar as fontes em dois grandes blocos, designados de fontes materiais, enfocando o momento pré jurídico, constituindo-se nos fatores que conduzem à emergência e construção da regra de Direito e fontes formais, enfocando o momento tipicamente jurídico, considerando a regra já plenamente construída, os mecanismos exteriores e estilizados pelos quais essas regras se revelam para o mundo exterior, ou seja, os meios pelos quais se estabelece a norma jurídica”. Agora responda: A afirmação da 2ª questão é certa ou errada? Justifique sua resposta. 

Sim, a questão está certa.

As fontes materiais são todos os fatores que criam diretamente as normas jurídicas, gerando os dispositivos válidos para a prática do Direito.

As fontes formais indicam onde estão os dispositivos jurídicos para que quem faz uso do Direito possa realizar suas pesquisas, ou seja, possa tomar conhecimento das normas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com