TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os direitos fundamentais são absolutos?

Por:   •  18/10/2022  •  Ensaio  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1 – Os direitos fundamentais são absolutos? Explique.

Não! Nem a vida, pois pode ser limitado. O código penal traz duas hipóteses legais em que o aborto é permitido – em caso de gravidez por estupro e nos casos em que a gravidez traz riscos para a vida da mulher. Ademais, a Constituição brasileira traz em seu artigo 5º, inciso XLVII, alínea a que: “não haverá pena de morte salvo em caso de guerra declarada. No Estado Democrático de Direito brasileiro, não existe nenhum direito absoluto. O direito à vida, embora seja o mais fundamental de todos os direitos, não é intocável. Ele existe, como todos os outros, para a realização de um valor: não é um fim em si mesmo”.

Questão 2 – Descreva de forma objetiva quais são os capítulos que apresentam os direitos e garantias fundamentais na CF de 1988.

Nos artigos 5º ao 17 da Carta Magna estipulam quais são os direitos fundamentais e garantias que o indivíduo brasileiro e a sociedade desfrutam de forma contínua. Os direitos e garantias fundamentais estão divididos na Constituição Federal por temas específicos. São eles: direitos individuais e coletivos (artigo 5º, capitulo I), direitos sociais (capitulo II do artigo 6º ao artigo 11 da CF), direitos de nacionalidade (artigos 12 e 13, capitulo III.) e direitos políticos (capitulo IV, artigos 14 ao 17).

Questão 3 – Explique o que são direitos negativos e em qual geração/dimensão eles se destacam.

São direitos que traduzem a liberdade de não sofrer ingerência abusiva por parte do estado. São os direitos de cunho individual, propagados e consolidados pelo pensamento liberal-burguês do século XVIII. Trata-se de um conjunto de direitos do indivíduo em face do Estado, formas de defesa contra a arbitrariedade da máquina estatal e são direitos de primeira geração/dimensão.

Questão 4 – Explique os princípios da reserva do possível e do mínimo existencial.

Reserva do possível - segundo esse princípio as necessidades humanas são ilimitadas. É uma condição que impacta na eficácia dos direitos fundamentais que limita a aplicação dos direitos sociais. Porém, o Estado deve sempre se ater a sua capacidade econômico-financeira de prover essas necessidades.

Mínimo existencial – significa que o princípio da reserva do possível não pode servir como desculpa para que o Estado deixe de garantir os direitos mínimos a dignidade da pessoa humana.

Questão 5 – Pode lei infraconstitucional limitar o direito à vida estampado na constituição?

O direito a vida está elencado no artigo 5º da CF, sendo considerado cláusula pétrea, ou seja, não pode ser suprimido. A regra é a vida, a exceção, a morte em caso de guerra declarada, não podendo lei infraconstitucional limitar ou ampliar as exceções. Nem mesmo uma emenda constitucional poderá suprimir esta regra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com