TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEÇA MEMORIAIS RITO ORDINARIO

Por:   •  22/9/2015  •  Dissertação  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 5

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIR DE DIREITO TA 1 VARA CRIMINAL DA COMARCA DE CUIBÁ- MG

N° DO PROCESSO

        MALYSON, já devidamente qualificado nos autos do processo, vem respeitosamente, á presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado, com fulcro nos art. 403, §3° do CPP, apresentar:

                                                       MEMORIAIS

Aduzindo por tanto, as razões de fatos e de direito a seguir expostos.

DOS FATOS

        O réu foi denunciado pela suposta prática do crime previsto no art. 155, §4, inciso I do CP, pois segundo a exordial acusatória, teria o réu no dia 10 de janeiro de 2009, guardado um veículo, derivado de furto cometido por seu amigo, em sua casa.

        Passados dois dias do ocorrido, a Policia Militar se dirigiu a casa de Malyson, e lá encontrando o carro furtado, o mesmo foi preso em flagrante.

DO DIREITO

        Consta na denuncia que Malyson responde pelo crime de furto qualificado localizado no art. 155, § 4°, I do CP, logo a pena máxima a ser aplicada é de oito anos. Conforme o art. 109, IV do CP c/c art. 115 do CP c/c art. 107, IV do CP. (verificar se houve prescrição).

        Malyson foi preso em flagrante por estar em posse de um veiculo roubado na garagem de sua casa. O réu estava passando por uma rua, quando encontrou seu amigo chamado Robertinho Safo, a qual trocaram algumas palavras. Safo comentou com Malyson que tinha acabado de praticar um furto, e que tinha entrado em uma casa vazia, após romper o cadeado do portão principal e seguidamente subtraído o veiculo automotor que lá se encontrava, todavia, acreditava que estava sendo investigado pela polícia por conta desta empreitada criminosa. Foi então que o mesmo pediu para o acusado que guardasse o veiculo na sua residência, ate que as coisas acalmassem.

        Na delegacia, o réu esclareceu que não participou da subtração do veículo. A sua intenção era tão somente a de ajudar um amigo, prestando-lhe auxilio a fim de tornar seguro o proveito do crime. Disse que o amigo lhe pediu ajuda para guardar o veículo, tendo assentido com a situação. Porem, quando encontrou com Safo, este já havia furtado o veículo, e portanto, só tomou conhecimento desse fato após a sua pratica. Que foi Robertinho Safo quem rompeu o cadeado do portão principal com intuito de subtrair o veículo.

        Há de notar, quanto aos relatos, que Malyson não cometeu o crime de furto, pois, conforme o código penal no seu art. 155 é crime subtrair para sí ou para outrem, coisa alheia móvel. Verifica-se então que para que ocorra o crime de furto é preciso que tenha a intenção de subtrair o bem alheio. Diante da situação explanada pode o réu ser absolvido conforme o art. 386, V do CPP, pois não existe prova de ter o réu concorrido para a infração penal tipificada.

        Caso o nobre magistrado não acate os argumentos trazidos nos tópicos acima, pede-se a desclassificação da conduta do art. 155, § 4°, I do CP, para o art. 180 do CP.

DOSIMETRIA DA PENA

  1. Primeira fase.

No que se diz respeito à aplicação da pena, a defesa requer que seja aplicada o mínimo legal de dois anos a luz do art. 59 do CP.

Há de se lembrar que as circunstâncias judiciais são favoráveis ao ora Réu, o qual não possui maus antecedentes, que somente podem ser reconhecidos acaso presente sentença penal condenatória incapaz de gerar reincidência. conforme o enuncia 444 do STJ, ações em curso não podem justificar o reconhecimento de maus antecedentes.

  1. Segunda fase.

Verifica-se que o réu possui a atenuante da maioridade relativa, como nos ensina o art. 65, I do CP, tendo em vista que Malyson era menor de 21 anos na data dos fatos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com