TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO URBANO PARA SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Por:   •  28/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

PLANEJAMENTO URBANO PARA SEGURANÇA NO TRÂNSITO

ATIVIDADE

Prof.° Eng. Civil – Saulo C. P. V. Almeida

Aluno(a): Diego Alves Lourenço

 Seja objetivo, original e prático.

  • Use escrita formal.
  • Não há limite de quantidade de linha para as respostas.

  1. No cotidiano nos deparamos com diversas situações a respeito da segurança no trânsito. Na sua concepção, quais aspectos fundamentais que podem influenciar no planejamento urbanístico de uma cidade para que possibilite uma melhor segurança no trânsito

É necessário que se ponha em prática planos estratégicos e urbanísticos que sejam ordenados e esquematizado, com foco na segurança no trânsito para todos. Uma dessas estratégias para um melhor planejamento do trânsito seguro são o planejamento de transporte público eficaz, planejamento para melhor circulação dos veículos e pedestres e o planejamento de trânsito. O transporte coletivo de qualidade e eficaz é de suma importância para a segurança no trânsito como um todo, haja visto que com transporte público de qualidade mais pessoas deixam seus veículos em casa e usam o transporte coletivo ocasionando assim grande redução no número de veículos transitando e consequente maior fluidez e segurança.

  1. Com o êxodo rural, tivemos o inchamento urbano, e consequentemente o aumento da frota veicular terrestre. Quais foram os principais motivos que levaram as pessoas a se mudarem para o meio urbano?

O principal motivo para que as pessoas saíssem do campo para cidade é a busca por melhores condições de vida, em busca de trabalho e recursos sociais. O motivo maior é a substituição do homem pela máquina no campo, assim, um único equipamento faz trabalho por muitos homens, processo esse que contribui com o desemprego no meio rural trazendo esses trabalhadores para a cidade em busca de empregos. Trazendo assim por conseguinte um inchamento urbano.

  1. É fato que o Ministério da Cidades, é responsável pelas políticas públicas para o desenvolvimento urbano brasileiro. No entanto, em sua súmula apresenta os seus objetivos. Quais são eles?  
  1. Quais as principais vantagens para a segurança no trânsito, poderá ter uma cidade que foi previamente planejada?

Uma cidade previamente planejada terá um trânsito mais fluido e seguro, com maior facilidade de locomoção e acessibilidade aos cidadãos.

  1. O sistema de trânsito é baseado em três eixos, que são: engenharia, educação e fiscalização. Contudo, discorra a importância de cada eixo para a segurança no trânsito.

O eixo engenharia é o pilar do trânsito melhor e mais seguro, haja visto que com um correto planejamento e prática da engenharia possibilitará um melhor desenvolvimento do trânsito, trazendo maior segurança. Educação para o trânsito visa a formar melhores condutores e educar os condutores, tendo uma boa educação de trânsito já a partir de crianças, com certeza isso influirá de maneira positiva para um futuro trânsito mais seguro. Já no eixo da fiscalização, quando não é eficaz a educação para o trânsito, faz-se necessário a fiscalização e consequente punição para que possa diminuir os acidentes e mortes no trânsito.

  1. Na sua concepção ideológica, quais os principais fatores que impactam no aumento do número de acidentes no trânsito?

Um dos principais fatores que aumentam o número de acidentes de trânsito é a velocidade excessiva, seguida de perto da imprudência e desrespeito à sinalização, bem como não menos importante, o fator álcool e direção. Estes fatores que fazem um trânsito com menos segurança.

  1. O CTB estabelece que sinais de trânsito são elementos de sinalização viária que se utilizam placas, marcas viárias, equipamentos de controle luminosos, dispositivos auxiliares, apito e gestos, destinados exclusivamente a ordenar e dirigir o trânsito dos veículos e pedestres. Qual o principal objetivo dos dispositivos de segurança?

O objeto desses dispositivos é dar maior organização ao trânsito norteado is usuários da via a uma melhor e mais segura condição de trafegabilidade.

  1. As placas de trânsito é uma forma orientativa aos condutores, e são separadas por cores. Quais são essas cores e o significado?

Advertência: amarelo; regulamentação: vermelho; indicação: verde; educativa: cinza; serviços auxiliares: azul.

  1. Quais são os critérios que justificam a implantação do sistema semafórico?

A justificativa para implantação do sistema semafórico é dar maior fluidez e mobilidade ao trânsito, trazendo assim como benefício ainda a diminuição dos acidentes em cruzamentos.

  1. Quais as vantagens que se traz a uma cidade, quando a mesma tem um plano de mobilidade urbana? Incluindo veículos, ciclistas e pedestres

Uma cidade com plano de mobilidade urbana trará muitos beneficios para todos os cidadãos, dentro esses benefícios está a melhor qualidade de vida, uma maior segurança viária com consequente menor acidentes e mortes no trânsito;

  1. Pesquise os dados numéricos mais atuais de acidentes no trânsito, com vítimas fatais, invalidez temporária ou permanente.

Estatísticas nacionais de acidentes de trânsito 

 

As únicas fontes são o Ministério da Saúde (43.075 óbitos e 201.000 feridos hospitalizados em 2014) e o Seguro DPVAT (em 2015, 42.500 indenizações por morte e 515.750 por invalidez).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (229.3 Kb)   docx (112.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com