TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE MARKETING - OUTBACK STEAKHOUSE

Por:   •  27/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.106 Palavras (13 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

[pic 4]

 [Março, 2020]

Índice de conteúdos

  • Introdução
  • Desenvolvimento
  • Análise do ambiente
  • Pesquisa de mercado e possíveis resultados
  • Análise competitiva 
  • Proposta de comunicação de marketing
  • Conclusão

Elaborado por: Patrícia Nunes Barbosa.

Disciplina: Marketing

Turma: 0220-0_3

Introdução

       Ao longo dos anos percebemos a evolução do marketing no mercado consumidor, no final da Revolução Industrial entre os séculos XVIII e XIX, a prioridade era venda com foco exclusivamente nos produtos. Quando notava-se a necessidade por algum produto, esse era produzido em larga escala.

        Posteriormente, vislumbrou-se a necessidade de valorizar o consumidor. As empresas começaram a considerar a satisfação do cliente, bem como passaram a desenvolver seus produtos e serviços com a ajuda e opinião destes.

        Com o aumento da concorrência, as empresas tiveram que inovar criando programas ou produtos que fidelizassem seus clientes, realizando estudos de mercado em busca de encontrar um diferencial que as mantivessem estáveis e em destaque no mercado.

       Manter um bom relacionamento com os clientes faz com que as vendas aumentem, atingindo as principais metas de qualquer negócio, permitindo o crescimento dessas empresas.

       Atualmente, estamos vivenciando o Marketing 3.0, que tem como objetivo atrair seus consumidores através de ações realizadas pelas próprias marcas, ou seja, criar uma relação mais íntima com os seus consumidores.

       Neste sentido a marca se preocupa em entender a cultura, os valores e princípios de seu público-alvo, para agirem em consonância com estes e assim, garantirem um vínculo maior com seus consumidores.

       O planejamento estratégico torna-se indispensável nesse novo cenário mundial, através deles são realizadas pesquisas mercadológicas que destacam as oportunidades do negócio, bem como seus riscos, forças e fraquezas.

       Diante de todos esses conceitos e informações introdutórias, faço um paralelo com a empresa escolhida para análise e realização do planejamento de marketing, OUTBACK STEAKHOUSE, destacando que esta empresa leva em consideração o planejamento do relacionamento, ou seja, enfatiza a necessidade da comunicação da marca com o cliente, despertando neles primeiramento o desejo. Senão vejamos ao longo deste trabalho.


Desenvolvimento

  1. A EMPRESA

         A empresa foi inaugurada em 1988 nos Estado Unidos, por quatro empresários Chris T. Sullivan, Robert D. Basham, Tim Ganon e Trudy Cooper. Já somam-se mais de 800 restaurantes nos Estados Unidos e cerca de 120 nos demais países. O Outback Steakhouse chegou ao Brasil após 9 anos e,  atualmente o restaurante já marca presença em 20 cidades em todo país.

         O Outback é considerado uma das maiores empresas de casual dining do mundo. Não é uma franquia, é uma rede própria onde cada uma das unidades é liderada por um sócio-proprietário, mas que seguem um padrão. No Brasil, a empresa é formada por um grupo de brasileiros com experiência no ramo de restaurantes e pelo Outback Steakhouse International, sendo considerada uma joint venture que possui projetos de ampliação mercadológica e geográfica.

         Os restaurantes adotam um padrão de decorações rústicas que se assemelham com as antigas casas de campo do interior da Austrália, tendo iluminações leves com tons alaranjados, fazendo referência ao pôr-do-sol e clima árido da Oceania.

          No Brasil, a empresa Outback aumentou e disseminou a cultura estrangeira pelo consumo de steakhouses.

  1. ANÁLISE AMBIENTAL DO OUTBACK STEAKHOUSE

  • Ambiente Organizacional: Trata-se de um restaurante de origem americana, de comida australiana com expertise em steaks de carne, mas com diversidade no cardápio oferecido aos clientes. Possui diversas filiais de sucesso nacionais e internacionais e, neste aspecto vêm ganhando mercado e se destacando em busca de novos negócios em outras localidades. Cada filial é representada por um sócio-proprietário, gerentes, fornecedores.

Destacam-se por estarem sempre inovando em promoções e qualidades dos serviços e produtos oferecidos.

  • No que tange a Estrutura Organizacional, destaco:

Aspectos Humanos: Via de regra há apenas um sócio operador por restaurante. Geralmente contratam para a prestação de serviços jovens/estudantes, que possuem maior desenvoltura ao tratar diretamente com os consumidores e/ou fornecedores, criando uma relação mais intimista e informal. Após a contratação, os restaurantes investem em treinamentos e, posteriormente convidam as famílias dos funcionários para um jantar onde estes serão servidos e atendidos pelo seu parente que demonstrará seus conhecimentos e disponibilidade, bem como sua eficiência e simpatia.

O público-alvo também se enquadra neste aspecto, assim visualizamos que em média os consumidores possuem entre 20 e 35 anos, normalmente casais, famílias e grupos de amigos com nível financeiro mediano para alto, que buscam distração, boa comida num ambiente aliciente.

Aspectos políticos, legais: são questões que pouco influenciam e impactam o restaurante Outback. Por ser considerada uma rede própria não atua como franquia, seguindo apenas as determinações do direito regulatório de cada país que se instalam em consonância com seu guia de conduta próprio, com as determinações da Matriz. 

Aspectos Administrativos: Em cada unidade do restaurante existe uma infraestrutura padronizada que atenda bem as necessidades do serviço oferecido, material de trabalho disponibilizado, computadores, além dos funcionários contratados para atendimento ao público serem necessariamente formados em nível médio e/ou superior, cumprindo com as etapas de treinamento oferecidas.

      Ainda, com intuito do restaurante prosperar e alcançar seu objetivo final de qualidade de prestação de serviço e produto, destaco que cada unidade possui um gerente de marketing que cria campanhas para divulgar a marca, o que vêm tendo êxito já que ficou entre as 10 melhores fanpages segundo a MillwardBrown.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (438.8 Kb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com