TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS CRÍTICAS AO SISTEMA DE JUSTIÇA NO DOCUMETÁRIO DE EUGÊNIO PUPPO

Por:   •  7/11/2018  •  Resenha  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

DIREITO PROCESSUAL PENAL II

 PRINCIPAIS CRÍTICAS AO SISTEMA DE JUSTIÇA NO DOCUMETÁRIO DE EUGÊNIO PUPPO

Carla Medeiros Nunes

Gravataí/RS

19 de outubro de 2018

        Ao olhar o documentário denominado “sem pena” de Eugenio Puppo, verifiquei que uma das principais críticas ao sistema de justiça é a sua lentidão quando ao julgamento dos autos, bem como a sede de injustiçar alguém mesmo que este não tenha cometido tal delito.

Logo no inicio do documentário ouvimos um relato de uma pessoa que estava saindo de uma festa e foi abordado, levado para uma delegacia, reconhecido pela vítima, sem ao mesmo ter cometido o crime. Sem sequer passar muito tempo e já preso foi identifado por outra vítima como o autor do fato de outro delito, se dadno por conta que estava com alguns processo em seu nome sem te-los cometido.

Podemos citar ainda a questão da ressocialização que no nosso judiciário não acontece, fazendo com que a pessoa saia de lá pior do que quando ali entrou. Há uma citação também no documentário que fala sobre essa questão, nos indagando a seguinte pergunta: “Quem que após ser vítima de um crime e sabe que o seu agressor foi preso para poder pagar a sua pena vai querer morar perto dele novamente?” E respondo de forma gitante NINGUÉM, pois as prisões não estão preparadas para isso. O cidadão que ingresssa nesse sistema sempre vai sar pior do que entrou, porque ali não existe nenhum tipo de ressocialização e nem dignidade da pessoa.

A droga é o próprio policial que ingressa para que as pessoas possam consumir, o celular é a eles quem  liberam para o apenado utilizar, não incentivando e nem reeducando o mesmo para novo ingresso na sociedade, não contando o gasto gerado para a permanência de cada um deles preso.

Em resumo o filme retrata o dia a dia de pessoas que não são ouvidas e/ou muitas vezes ouvidas e não enxergadas pelos julgadores, conforme o filme retrada ao não mostrar o rosto das pessoas.

No entanto podemos concluir dizendo que nosso sistema carcerário é um legitimo DESASTRE e o filme retrata muito bem a dificuldade que o cidadão passa ao ser acusado (muitas vezes injustamente) ao entrar neste sistema que não traz benefício nenhum a sociedade em que vivemos!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com