TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA VOLVO DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

Responsabilidade social e ambiental – 10º semestre / AVALIAÇÃO PARCIAL

Aluno(a): Carlos Augusto Santana

      Leia o texto e responda as questões.

PROGRAMA VOLVO DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Poucas empresas, no Brasil, podem incluir em seus currículos um programa de conscientização da sociedade com mais de 15 aos de duração, como é o Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST). Criado em 1987, como parte das comemorações dos 10 anos da Volvo do Brasil, é reconhecido internacionalmente como exemplo de comprometimento da empresa privada com os interesses e problemas coletivos. Por ser o maior programa de cunho social voltado à comunidade e mantido pela Volvo do Brasil, detalharemos a seguir suas atividades.

Sinal verde para a vida. O que fazer para aumentar as condições de segurança no trânsito e diminuir o número e a gravidade dos acidentes? A pergunta foi lançada em 1987. Sensibilizar e mobilizar a sociedade brasileira para tornar o trânsito mais humano e seguro foi a resposta, para reduzir os acidentes de trânsito, causa de milhares de mortes nas ruas e estradas brasileiras.

A empresa criou o Programa Volvo de Segurança no Trânsito. Porque, mais do que produzir veículos seguros, ela sentiu a necessidade de contribuir para tornar mais segura também a vida de cada motorista, de cada cidadão.

O programa mobilizou milhões de pessoas em torno da causa em dez anos de atividades, contribuindo para a redução dos acidentes no país. Foram realizadas conferências sobre o assunto, simpósios e seminários, foram produzidos vídeos, desenvolveram-se cursos de direção defensiva para motoristas profissionais, estimularam-se escolas, cidades, comunidades, transformando-se em referência nacional em segurança no trânsito. O programa Volvo desenvolveu uma campanha sistemática pelo uso do cinto de segurança. Primeiramente, ajudou a conscientizar os usuários rodovias, motoristas de automóveis, caminhões e ônibus a adotarem o equipamento, uma vez que pesquisas dos mais renomados institutos internacionais demonstram que o simples uso do cinto de segurança é capaz de reduzir em até 50% o número de mortos e feridos.

Treinar motoristas profissionais para evitar acidentes foi outra ação desenvolvida pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito, que, em parceria com a rede de concessionárias Volvo e o Senai, desenvolveu cursos de direção defensiva.

Ao Programa Volvo de Segurança no Trânsito coube a missão de despertar a sociedade na busca de uma legislação mais rigorosa, que contribuísse para a redução de acidentes, muitos deles causados pelo sentimento de impunidade dos infratores.

O Programa direciona seus esforços no sentido de conscientizar motoristas, passageiros e pedestres. A partir disso, todas as ações passaram a ser conscientizadoras, através de estratégias de persuasão, pesquisas estudos, disseminação de informações, motivação, incentivo e apoio à comunidade.

Uma das primeiras ações foi a realização de fóruns de debates para atender melhor a questão da violência no trânsito. Foi criada uma Câmara Técnica Volvo de Segurança no Trânsito para discutir os rumos e objetivos do Programa.

Os simpósios e os seminários nacionais, regionais e internacionais ampliaram as discussões e permitiram conhecer e apontar soluções para melhorar e baixar os índices de acidentes.

  1. Quantos anos tem o Programa Volvo de Segurança no Trânsito? E como é reconhecido internacionalmente?
  2. O que fazer para aumentara as condições de segurança no trânsito e diminuir o número e a gravidade dos acidentes?
  3. O que impulsionou a empresa criar o Programa Volvo de Segurança no Trânsito?
  4. Quem foram os parceiros junto ao Programa Volvo de Segurança no Trânsito para treinar motoristas profissionais? Como se deu este treinamento?
  5. Quais foram as ações conscientizadoras realizadas pelo programa?
  6. Explique quais foram as consequências, os frutos alcançados nos simpósios e seminários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com