TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  3/10/2016  •  Seminário  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 3

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI

CURSO LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

NAIANE DE SOUSA BACELAR

PROJETO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TERESINA – PI

2015

NAIANE DE SOUSA BACELAR

PROJETO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado a UESPI como instrumento parcial de avaliação curricular da disciplina Prática Pedagógica supervisionada em Gestão Escolar do curso de graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia.

Orientadora: Prof.ª Maria de Jesus

TERESINA – PI

2015

Tema: Projeto de Leitura na Educação Infantil

Responsável: Naiane De Sousa Bacelar

Orientadora: Maria de Jesus Rodrigues

Instituição: UESPI

Nível de ensino: Maternal e 1° ano

Clientela Alvo: Professores e alunos

Período de Elaboração, organização e execução do projeto:

O projeto foi elaborado no mês de Abril, com duração de 16 horas. O Projeto de Leitura acontecerá de Maio a Junho de 2015, sendo aplicado 3 vezes por semana na escola.

Carga Horária: As atividades práticas de estágio terá duração de 112 horas.

Local de execução do Projeto: Escola Municipal Dona Izabel Pereira

Supervisora Local: Marizete Oliveira.

Endereço: BR 343 Km 20, povoado Ataláia.

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho foi elaborado com a finalidade de contribuir e desenvolver nos alunos a prática da leitura.

A realidade atual tem afastado cada vez mais os alunos do ato de ler. O computador, o celular, o videogame, a TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, a falta de incentivo, tem ocasionado pouco interesse pela leitura. O que tem provocado dificuldades no ambiente escolar: vocabulário precário, informal, erros ortográficos, dificuldades de compreensão.

Nesse sentido é dever da instituição de ensino juntamente com professores e a equipe pedagógica promover para os alunos momentos que possa despertar neles o gosto pela leitura, amor ao livro, à consciência da importância de se adquirir o hábito de ler.

Assim estimulando a leitura, as crianças compreenderam melhor o que estão apendendo na escola e no mundo em geral.

REFERENCIAL TEÓRICO

        Muitos educadores acreditam que as crianças que convivem em um meio letrado, sendo estimulados a ler, possuem maiores e melhores condições de desenvolvimento.

De acordo com Fernandes (2000, p.15) uma boa situação de aprendizagem se dá quando o professor tem a visão de que o aprendiz é o sujeito que constrói seu próprio conhecimento, propondo então aos alunos, situações desafiadoras, ou seja, ao mesmo tempo difíceis e possíveis. Para uma boa atividade de leitura é importante levar em conta os diferentes níveis de compreensão dos alunos, uma mesma atividade pode propor desafios diferentes para cada um: enquanto alguns se ocupam em encontrar pistas para descobrir palavras solicitadas, utilizando estratégias de leitura e conhecimento de algumas letras, outros que já leem e escrevem convencionalmente, se ocupam em resolver problemas relacionados às convenções ortográficas.

Para a formação de qualquer criança ouvir histórias é o início da aprendizagem para ser um leitor. Através das histórias é que se podem sentir emoções importantes como tristeza, raiva, medo, alegria. Pode descobrir outros lugares. A criança irá interessar-se naturalmente pelos livros onde a todo o momento apareçam fatos novos e interessantes, cheios de situações imprevistas, movimentando assim a imaginação infantil.

Abramovich (2009, p.18) destaca que ouvir histórias é um momento de gostosura, de prazer, de divertimento dos melhores... É encantamento, maravilhamento, sedução... O livro da criança que ainda não lê é a história contada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com