TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA

Por:   •  15/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTIONÁRIO AUXILIAR PARA O PROJETO DE PESQUISA

1. Qual é p seu problema (tema)? Seja objetivo.

2. O que você pretende, exatamente, com seu tema? O que você quer ao pesquisar e redigir sobre o seu problema? Quais as possibilidades concretas de viabilizar, de realizar o resultado desejado proposto?

3. De onde surge essa preocupação a respeito do tema, ou seja, qual é o cenário, a situação social e/ou jurídica que fez com que você despertasse para o seu problema?

4. Agora que você já sabe qual é o problema, que situação social e/ou jurídica o fez surgir, responda: esse tema é atual? Por que falar disso agora? Qual a importância do tema? Para quem? Qual a relevância de se tratar o assunto, ou seja, que consequências jurídicas e sociais podem advir do não tratamento do tema? Que proveito o trabalho trará a sociedade?

5. Bem, que áreas do direito você vai precisar pesquisar para montar seu trabalho e conseguir o que quer (pergunta 2)? Além de conhecimentos jurídicos, que noções de outros campos do saber podem ajudá-lo?

6. Para pesquisar você vai usar: Pesquisa de campo? Estudo de caso? Pesquisa bibliográfica? E para redigir o trabalho: método dedutivo ou indutivo?

7. E onde você pensa encontrar o material para seu trabalho: Na doutrina? Na jurisprudência? Na lei? Em dados estatísticos? Vai formular questionário para pesquisa de campo?

8. Agora é hora de suar mais! Volte à resposta da pergunta 2 e, com base nela, formule qual seria a principal pergunta a ser respondida pelo seu trabalho. Você teria, empiricamente, alguma resposta para ela?

9. O próximo passo subdivide-se e dois momentos. Primeiro, responda: o que você precisará saber antes de estar em condições de responder à pergunta que formulou no item anterior? Não seja econômico! Segundo, volte para sua lista de perguntas e procure ordená-las de forma lógica, ou seja, o que deve vir primeiro.

10. Como é que você pretende se organizar para obter todo o material necessário, selecionar o que é útil, iniciar a redação etc.?

11. Se você tivesse que dividir o seu trabalho em capítulos, como ele ficaria?

12. Que dificuldade você irá encontrar para pesquisar e redigir seu trabalho? Divida em duas respostas: Dificuldades de ordem pessoal e dificuldades de ordem externa. Como pretende superar cada uma das dificuldades que detectou.

13. Como você pretende usar o tempo durante o trabalho, desde a redação do projeto de pesquisa até a apresentação perante a banca? Faça um esboço do cronograma.

14. Que livros você já pode citar como importantes para seu trabalho? E artigos de revistas especializadas? E leis? E estatísticas? E material de internet? Faça uma lista de pelo menos dez itens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com