TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA FIM DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

Por:   •  5/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.645 Palavras (11 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE DOCTUM DE VITÓRIA

CURSO DE DIREITO

ADRIANA DE OLIVEIRA LIMA

BREVES IMPLICAÇÕES JURÍDICAS E SOCIAIS NAS RELAÇÕES DO TRABALHO SOBRE O FIM DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL COMPULSÓRIA NA REFORMA TRABALHISTA -  LEI № 13.467 DE 2017

VITÓRIA

2018

FACULDADE DOCTUM DE VITÓRIA

CURSO DE DIREITO

ADRIANA DE OLIVEIRA LIMA

BREVES IMPLICAÇÕES JURÍDICAS E SOCIAIS NAS RELAÇÕES DO TRABALHO SOBRE O FIM DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL COMPULSÓRIA NA REFORMA TRABALHISTA -  LEI № 13.467 DE 2017

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Direito da Faculdade Doctum de Vitória, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Direito.

Área de concentração: Direito do Trabalho

Orientador: Gildazio Klipel.

VITÓRIA

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1 APRESENTAÇÃO TEMÁTICA        4

2 HIPÓTESE        5

3 OBJETIVOS        5

3.1 OBJETIVO GERAL        5

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

4 JUSTIFICATIVA        6

5 MARCO TEÓRICO        7

6 METODOLOGIA        10

7 CRONOGRAMA        11

REFERÊNCIAS        12


INTRODUÇÃO

O objetivo do presente projeto de pesquisa é traçar um caminho para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso a ser apresentado no 10º período do Curso de Direito da Faculdade Doctum de Vitória, como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Direito. O futuro trabalho consistirá em uma monografia com o tema “Breves implicações jurídicas e sociais sobre o fim da contribuição sindical compulsória na reforma trabalhista – Lei nº № 13.467 de 2017”.

O projeto fará uma delimitação do tema proposto, levantando a hipótese que pretende responder ao final das investigações realizadas. Para tanto, serão propostos objetivos específicos a fim de que a pesquisadora possa planejar a busca pautada do conhecimento. Segue, ainda, o cronograma das atividades propostas que conduzirão ao resultado pretendido.

O tema escolhido para a monografia envolve um tema de bastante relevância jurídica e acalorado de debates atuais: a reforma trabalhista que, dentre muitas alterações, extinguiu a compulsoriedade das contribuições sindicais. O cerne da pesquisa nada mais é do que a averiguação das implicações que esta extinção tem proporcionado no mundo jurídico e social nas relações trabalhista ocasionando diversas ações por parte dos sindicatos, fragilizando o relacionamento entre sindicatos x trabalhadores. Para tanto, serão analisadas decisões jurisprudenciais e posições doutrinárias, além de casos concretos ocorridos nas esferas judiciárias.

O assunto tratado apresenta grande divergência entre os doutrinadores do Direito em virtude da aplicabilidade da nova Lei nº 13.467 de 2017 causar dúvidas que ainda persistem se, de fato, o chamado imposto sindical realmente acabou e, como seria a repercussão deste tema nos Sindicatos. A princípio, o entendimento dos Sindicatos é que o legislador violou o artigo 146, III da CF, que somente através de Lei Complementar poderia sofrer alterações e nunca através de uma Lei Ordinária, como a Reforma Trabalhista.

O que se pretende demonstrar com a pesquisa é a divergência do entendimento dos Sindicatos com os que entendem que a Reforma Trabalhista não viola a Constituição Pátria, além das querelas de diversidade interpretativa nas ações judiciais que demonstram que o tema ainda não está devidamente chancelado e principalmente, a insegurança dos trabalhadores em relação à assistência sindical que por sua vez, está se esvaindo de suas receitas.  

Para a perfeita investigação científica pretendida, passa-se a apresentar, com detalhes, o planejamento e etapas de execução da pesquisa.

1 APRESENTAÇÃO TEMÁTICA

O presente trabalho pretende analisar algumas implicações jurídicas e sociais sobre o fim da contribuição sindical na reforma trabalhista – Lei nº № 13.467 de 2017.

O recorte temático abrangerá no que tange à insurgência dos sindicatos contra o fim da obrigatoriedade do imposto sindical e o receio dos trabalhadores em ficarem sem assistência destes sindicatos

Sendo assim, o tema do trabalho será: ““Breves implicações jurídicas e sociais sobre o fim da contribuição sindical compulsória na reforma trabalhista – Lei nº № 13.467 de 2017”.

Para atender a pesquisa, indaga-se: Quais são os efeitos do fim da compulsoriedade das contribuições sindicais na defesa do interesse dos trabalhadores representados pelos sindicatos?

2 HIPÓTESE

Com o fim da compulsoriedade da contribuição sindical, as consequências no funcionamento dos sindicatos e na sua representatividade junto aos associados, poderão ser desmembradas em vários sentidos, já que a mudança é recente e tem demandado muita controvérsia. No entanto, um fato pode ser delineado de forma bem afirmativa, levando em consideração que toda a operação financeira dos sindicatos é baseada na arrecadação destas contribuições e com a reforma trabalhista muito será glosado na arrecadação mensal, podendo provocar e assim já o tem sido, uma grande defasagem na atuação destes entes junto aos interesses dos seus associados, já que sua atuação depende de recursos financeiros. Dentro desta perspectiva, caso a lei não venha a sofrer novas alterações, como se tem debatido nos tribunais e meios legislativos, acredita-se que os sindicatos deverão se reinventar, ou seja, deverão buscar novas formas de convencimento dos trabalhadores, para que estes, venham de forma espontânea, sindicalizar-se, tornando fundamental uma reestruturação operacional dos sindicatos para sobreviverem com menor orçamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (199 Kb)   docx (226.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com