TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA SOBRE RESSOCIALIZAÇÃO DE APENADOS

Por:   •  30/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.771 Palavras (8 Páginas)  •  4.330 Visualizações

Página 1 de 8

PROJETO DE PESQUISA SOBRE RESSOCIALIZAÇÃO DE APENADOS

SUMÁRIO:

PROJETO DE PESQUISA SOBRE RESSOCIALIÇÃO DE APENADOS.

1.TEMA.................................................................................................................................3

2.PROBLEMA.......................................................................................................................3

3.HIPÓTESES........................................................................................................................3

4.OBJETIVOS.......................................................................................................................4

5.JUSTIFICATIVA...............................................................................................................5

6.METODOLOGIA...............................................................................................................6

7.REFERENCIAL TEÓRICO...............................................................................................7

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................... 10

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................................11

TEMA:

RESSOCIALIZAÇÃO DE APENADOS.

PROBLEMA:

Quais as principais dificuldades para a ressocialização dos apenados?

HIPÓTESES:

As superlotações dos estabelecimentos de cumprimento das penas, que tornam o preso um profissional do crime, dado ao convívio com presos de todos os níveis de delinquência;

A falta de fiscalização do Estado, sobre a aplicação de penas alternativas ou da justiça restaurativa;

A falta de investimento do Estado em projetos que incluam a inserção do ex-apenado em escolas ou cursos profissionalizantes, com o objetivo de qualifica-lo pra o mercado de trabalho.

OBJETIVO GERAL:

Analisar os fatos mais relevantes que levam os ex-presidiários a voltar a delinquir, traçando um parâmetro da proporção de cada um dos fatos.

Buscar dados e informações que venham dar ênfase e notoriedade à dimensão do problema da dificuldade de inserção do apenado no mercado de trabalho, trazendo uma abrangência a nível nacional, que torna possível uma discussão abalizada sobre as reais causas do problema identificado.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

Com este projeto de pesquisa sobre reincidência criminal, pretende-se mensurar o tamanho das dificuldades que o apenado encontra para reingressar na sociedade e no mercado de trabalho, sendo mais fácil voltar a delinquir do que enfrentar os preconceitos e os estigmas que marcaram sua vida na prisão.

O objetivo ao abordar o assunto sobre a ressocialização do preso, é tornar explicito a importância da postura e comprometimento de todos, aliados à forçado Estado e da sociedade para evitar a reincidência criminal, culminando numa ressocialização do preso de forma natural, obtendo como resultado uma sociedade mais justa e menos omissa.

Trazer à tona o problema que muitos ex-presidiários enfrentam ao retornarem ao convívio social após cumprir pena de recolhimento a estabelecimento prisional, o que culmina, na maioria das vezes, em nova prática criminal, pela falta de planejamento do Estado no cumprimento da pena. Apesar da Constituição de 1988 garantir direitos aos presos, inclusive o de ressocialização, o Brasil é muito deficiente neste contexto.

JUSTIFICATIVA:

Nós acadêmicos dos cursos de administração, comércio exterior e direito da Universidade de Caxias do Sul, julgamos oportuno a menção ao assunto escolhido, uma vez que estamos inseridos diretamente no processo de graduação e busca por uma sociedade com mais segurança pública. Acreditamos ser fundamental reingressar o preso na sociedade para que se tornem pessoas conscientes de que o crime não compensa e, que existem outras formas de viver, sem cometer delitos e que são oportunidades reais que dignificam o ser humano através do trabalho e do reconhecimento como cidadão, plenamente apto a conviver em sociedade.

Diante do assunto estudado com tanto empenho, afirmamos que o tema abordado é de suma importância no âmbito organizacional e acadêmico. É um assunto que está em voga e denota a necessidade de tal pesquisa para que as atitudes que visem a inibir a reincidência criminal, sejam pensadas e realizadas com urgência, além de que venham a dar ênfase e notoriedade ao assunto estudado, para que as medidas possam serem colocadas em prática a curto prazo, eis que a reincidência criminal é um fator preponderante nos índices de criminalidade brasileira.

A contribuição do assunto abordado para a sociedade é inegável, visto que a segurança pública está ligada diretamente aos interesses do país, sendo que a falta de segurança inibe investimentos em diversas áreas sociais, privando um número elevado de pessoas de usufruírem destes serviços dado aos índices de criminalidade, que na maioria das vezes é causada por pessoas que já cometeram crimes.

METODOLOGIA:

A pesquisa é de natureza básica e descritiva. O método é hipotético dedutivo que tem o objetivo de explicar o conteúdo das premissas por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem decrescente, da análise do geral para o particular.

A pesquisa tratará de um assunto de extrema importância para o país: segurança pública. Numa sociedade cada vez mais acuada, se percebe através dos dados estatísticos que a reincidência criminal virou uma escola do crime. Serão feitas pesquisas, leituras de livros, trocas de ideias para uma melhor argumentação do assunto abordado. Lembrando ainda que é um tema muito válido para os alunos que estão se graduando, uma vez que os mesmos estão ligados diretamente ao processo evolução da sociedade.

REFERENCIAL TEORICO:

A dificuldade de ressocialização é um problema enfrentado por todo ex-detento. Independentemente do crime

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (92.9 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com