TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pena Alternativa

Artigo: Pena Alternativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  Artigo  •  224 Palavras (1 Páginas)  •  341 Visualizações

ireitos, ao contrário daquela explicitada na parte geral do código penal, não tem por objetivo constranger a liberdade de ir e vir do cidadão, e sim provocar um abalo na posição que esta pessoa desfruta na sociedade, ou seja, visa alterar seu status perante o meio em que ele vive, sem, entretanto, removê-lo, isolá-lo daquela coletividade, pois apesar de a pena restritiva de direitos atingir o prestígio que a pessoa em questão detém, ela visa, implicitamente, proteger a dignidade da pessoa humana, princípio fundamental esculpido na Constituição Federal, que observa a necessidade de proporcionar a estes condições para uma vida digna, com destaque para o aspecto econômico. Destarte, a tal "pena alternativa" impõe uma sanção ao indivíduo, sem no entanto removê-lo de sua vida, de seu trabalho e de seus hábitos particulares.

As penas privativas de liberdade são de natureza autônoma e substitutiva, como explicita o art. 44 do Código Penal. Em princípio, tais características podem parecer antagônicas. Porém, se realizarmos uma análise mais cuidadosa em relação a estes adjetivos, chegaremos à conclusão que tais conceitos convivem harmoniosamente.

Preliminarmente, é deveras importante esclarecer que a denominação "Pena Alternativa" é equivocada para o instituto tratado no presente trabalho. Inegável afirmar que tal expressão é sinônima do conceito utilizado no Código Penal. Se tornou consagrada pelo uso, devido à sua utilização constante pela população e, princi

Leia mais: http://jus.com.br/artigos/5757/penas-alternativas#ixzz2n1FD3JBf

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com