TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Petição Inicial de uma Ação de Repetição de Indébito

Por:   •  3/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  1.491 Visualizações

Página 1 de 3

Petição inicial de uma Ação de Repetição de Indébito.

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Federal da Vara Federal da Seção Judiciária do Estado X.

THIAGO, Brasileiro, Casado, Inscrito no CPF sob o nº X, Portador do RG de nº X, Com endereço residencial situado à Rua X, nº X, Bairro X, sob o CEP de nº X, na Cidade de X, Estado X, com endereço eletrônico sendo o seguinte: papepipopu@bolinha.com, ambos podendo ser destino de eventuais notificações e/ou intimações, vem respeitosamente perante Vossa Excelência, por meio de seu Advogado que ao final subscreve e conforme procuração anexa, propor com fulcro no Art. 319 do CPC e Art. 165, inciso I do CTN, a seguinte

AÇÃO DE REPETIÇÃO DE INDÉBITO

Em face da UNIÃO FEDERATIVA DO BRASIL (“União”), pessoa jurídica de direito público, representada pela Advocacia-Geral da União, com escritório situado à Rua X, nº X, Andar X, Bairro X, sob o CEP de nº X, Cidade de X, Estado X (Procuradoria-Regional da União da X Região – Unidade de Contencioso Judicial da União), Pelos fatos e argumentos que serão ao decorrer desta demonstrados.

1 - DOS FATOS.

A União, por não ter recursos suficientes para cobrir despesas referentes a investimento público urgente e de relevante interesse nacional, instituiu, por meio da Lei Ordinária nº 1.234, publicada em 01 de janeiro de 2014, empréstimo compulsório. O fato gerador do citado empréstimo compulsório é a propriedade de imóveis rurais e o tributo somente será devido de maio a dezembro de 2014. THIAGO, proprietário de imóvel rural situado à Rua X, nº X, Bairro X, sob o CEP de nº X, na Cidade de X, Estado X, após receber notificação do lançamento do crédito tributário referente ao empréstimo compulsório dos meses de maio a dezembro de 2014, realizou o pagamento do tributo cobrado. Posteriormente, após fazer consulta a um Advogado para sanar dúvidas a respeito de tal cobrança, descobriu que foi cobrado indevidamente. O Autor então, não teve opção lógica a não ser propor a presente ação com o objetivo de obter a restituição em pecúnia dos valores pagos de forma indevida.

2 - DO CABIMENTO.

Nos termos do Art. 165, inciso I, do CTN, o sujeito passivo, independentemente de protesto poderá requerer a restituição dos valores pagos indevidamente. No presente caso, o Autor pagou indevidamente o empréstimo compulsório.

Assim sendo, a presente medida é cabível, segundo preceito do Art. 165, inciso I, do CTN, para reaver os valores pagos indevidamente.

3 - DA TEMPESTIVIDADE.

Conforme disposto nos termos do Art. 168, Inciso I, do CTN, o sujeito passivo tem cinco anos, a contar da extinção do crédito tributário, para pleitear a restituição, portanto esta ação é de fato tempestiva.

4 – DO DIREITO.

4.1 – DA INCONSTITUCIONALIDADE DO EMPRÉSTIMO COMPULSÓRIO COBRADO.

Como claramente pode ser percebido por Vossa Excelência, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com