TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Petição de Auxilio Doença

Por:   •  30/5/2017  •  Tese  •  1.753 Palavras (8 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 8

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA 6ª SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE NAVIRAÍ – ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

OSVALDO DO NASCIMENTO, brasileiro, solteiro, desempregado, inscrito no CPF sob nº 273.230.721-15, portador do RG nº 118.125 SSP/MS, residente e domiciliado na Rua Projetada B, 342, Bairro João de Barro, nesta cidade, por intermédio de seu advogado que abaixo subscreve, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, propor AÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE CONCESSÃO DE AUXÍLIO-DOENÇA CUMULADO COM APOSENTADORIA POR INVALIDEZ, contra o INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS, autarquia federal, com endereço na Rua dos Jardins, nº 745, Centro,Naviraí-MS,pelos fatos e fundamentos a seguir apontados.

I FATOS

O requerente, que era trabalhador rural, denominado “boia-fria”, e é segurado da Previdência Social, foi diagnosticado com diástase abdominal e hernial ventral, sendo, inclusive submetido à herniorrafia para a correção da referida hérnia (conforme documentos anexos).

Por essa razão, no dia 05 de maio de 2014, o requerente ingressou com pedido administrativo perante a autarquia ré, postulando auxílio-doença, que foi deferido e concedido até a data de 26 de junho de 2014.

No dia 25 de junho de 2014 o requerente foi submetido à nova perícia, realizada pela ré, a fim de prorrogar seu auxílio-doença, entretanto, o pedido foi negado, no dia 08 de agosto de 2014, sob o argumento de que não mais subsistia incapacidade laborativa.

Todavia, o requerente continuou a apresentar sintomas das enfermidades acima mencionadas, tais como dores, e não conseguiu mais trabalhar na profissão que antes exercia.

Conforme atestados anexos, no dia 16 de junho de 2014,o requerente informou à medica que o atendeu que, após realização de “herniorrafia para correção de hérnia ventral obstruída”, apresentou “recidiva do quadro”, sendo então reavaliado pelo cirurgião, que programou outro procedimento.

Nessa ocasião, o requerente informou à medica que o atendeu que sentia fortes dores ao esforço físico moderado, sendo recomendado a ele que se afastasse de suas atividades laborativas por 30 (trinta) dias.

No dia 17 de julho de 2014, conforme declaração médica anexa, o requerente voltou a informar ter apresentado recidiva em seu quadro, após a realização cirurgia para correção da hérnia, sendo reportada, nessa mesma ocasião, recomendação médica datada de 25 de junho de 2014, no sentido de que o requerente necessitaria passar por intervenção cirúrgica, com aplicação de tela para correção da diástase.

Nessa oportunidade também foi recomendado que o requerente se afastasse por 30 (trinta) dias de suas atividades laborativas.

Mesmo diante do quadro clínico apresentado, a autarquia ré indeferiu o pedido de prorrogação do auxílio-doença com base na perícia médica por ela realizada.

Todavia, conforme documentos anexos, na época da realização da aludida perícia o requerente ainda se encontrava debilitado, já que os atestados acima apontados, emitidos em data próxima à realização da nova perícia, indicam seu estado de saúde e inclusive a necessidade de intervenção cirúrgica, em razão das fortes dores sentidas pelo requerente.

Em razão do indeferimento do pedido de renovação do auxílio-doença, o requerente desde setembro de 2014 não tem recebido o benefício que lhe é necessário e de direito.

Vale ressaltar que ainda hoje o requerente se encontra impossibilitado de exercer suas atividades laborativas em razão da enfermidade que lhe acometeu e da idade que já se encontra avançada, já não tendo mais condições físicas de continuar trabalhando como boia-fria.

Por essas razões e por viver sozinho, não tendo outra pessoa com quem contar, o máximo que o requerente consegue fazer para sobreviver são “bicos” que, além de agravar o estado de saúde, não conferem a ele condições econômicas suficientes para a manutenção digna de sua sobrevivência.

II DIREITO

O Regime Geral da Previdência Social estabelece regras para a concessão dos benefícios previstos na Lei 8.213/1991, em consonância com o artigo 201 da Constituição Federal, que define como uma das características da Previdência Social, seu caráter contributivo, atendendo além dos critérios de equilíbrio financeiro e atuarial, a cobertura de eventos de doença, invalidez, dentre outros.

A previdência social é, por assim dizer, gênero do conceito amplo de Seguridade Social, cuja finalidade primordial é o estabelecimento de ações de iniciativa pública e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos a ela, não se perdendo de vista a garantia de um dos fundamentos da República Federativa do Brasil: a dignidade da pessoa humana, princípio em torno do qual deve gravitar todo o ordenamento jurídico brasileiro pós Constituição de 1988.

Conforme demonstrado durante a narrativa dos fatos, o requerente preenche os requisitos para a concessão do beneficio: Segurado da Previdência Social e Incapacidade para o trabalho.

Sendo-lhe então deferido o primeiro pedido de concessão do auxílio-doença. Ocorre que, na segunda ocasião, quando necessitou renovar seu benefício, a autarquia ré negou o pedido, alegando não mais subsistir a incapacidade do requerente.

Entretanto, Excelência, como se pode analisar dos documentos juntados à ação, na época em que foi indeferido o pedido de renovação do auxílio-doença ao requerente, este ainda se encontrava bastante debilitado e para que se constate isso basta analisar os atestados médicos juntados.

Esses documentos apontam que em data próxima ao indeferimento de renovação do auxílio-doença o requerente ainda sentia dores, sendo, inclusive, recomendado que se submetesse a novo procedimento médico.

Na época do indeferimento o requerente ainda se encontrava incapaz para exercer a atividade laborativa de costume, principalmente porque o corte de cana exige considerável esforço físico que, sem dúvida, agravaria seu quadro clínico, que já é frágil em razão da idade.

Veja-se que no atestado emitido no dia 17 de julho de 2014, quando o requerente procurou o hospital para se queixar das dores que persistiam, a médica que o atendeu recomendou que ele ficasse afastado de suas atividades laborativas por 30 (trinta) dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (133.1 Kb)   docx (251.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com