TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Petição processual civil

Por:   •  25/4/2016  •  Abstract  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 5

EXCELENTISSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA __ VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE CAMPO GRANDE/MS

ROBERTO DE TAL, brasileiro, menor impúbere, neste ato representado por sua genitora MARIETA DE TAL, brasileira, exercendo a profissão de babá, solteira, portadora da Carteira de Identidade 1. 345.678 SSP/MS, inscrita no CPF sob o n° 098.765.432-35, com endereço eletrônico marietadetal@hotmail.com, residente e domiciliada na Rua Antônio Maria Coelho, 123, Centro na cidade de Campo Grande – Mato Grosso do Sul, por meio de seu advogado, vide procuração em anexo, vem mui respeitosamente a presença de Vossa Excelência propor:

AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE

CUMULADA COM PEDIDO DE ALIMENTOS


           Em face de 
HERCULANO DE TAL, brasileiro, bancário, solteiro, portador da Carteira de Identidade nº 1.886.445 SSP/MS, inscrito no CPF sob o nº 556.778.990-06, com endereço eletrônico herculanodetal@gmail.com.br residente e domiciliado na Rua Marechal Rondon, 224, Centro da cidade Campo Grande no Estado de Mato Grosso do Sul, pelos fatos e fundamentos seguintes:

DOS FATOS E DO DIREITO

A mãe do requerente, Marieta, e o requerido, Sr. Herculano, tiveram um relacionamento durante 2 anos. Neste relacionamento, nasceu ROBERTO DE TAL, atualmente com 6 meses de idade, vide certidão de nascimento em anexo.

Assim que Marieta informou ao requerido sobre a gravidez, este manteve-se indiferente à notícia e disse que não reconheceria a paternidade da criança que estava por vir.

Marieta afirma não possuir dúvidas quanto à paternidade de seu filho, no entanto, por descaso e indolência de HERCULANO, o exame de DNA ainda não foi realizado.

Após o nascimento de seu filho, Marieta vem custeando todas as despesas referentes aos cuidados e sustento de ROBERTO. Porém, com o salário mensal que ganha, não tem totais possibilidades de oferecer condições melhores de vida para seu filho.

O réu pode, em face de sua condição de pai e de possuir a capacidade mínima financeira, contribuir com o sustento do menor com o valor correspondente a 2 (dois) salários mínimos, sem prejudicar o próprio sustento.

A obrigação do sustento é bilateral, mas vem sendo cumprida somente pela genitora do menor desde antes do nascimento da criança, bem como até o presente momento., tendo em vista que o réu continua a se esquivar da sua obrigação de pai.

Não resta alternativa senão buscar a proteção jurisdicional, para que, julgando-se procedente o pedido, declare o investigado genitor do autor.

O direito de ver reconhecida a filiação biológica é reconhecido sem restrições pelo ordenamento jurídico brasileiro, tratando-se de direito indisponível.

De acordo com a Constituição Federal no artigo 227 § 6º:

“Os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.”

O art. 1606 do CC, trata da imprescritibilidade da ação de reconhecimento de filiação:

Art. 1.606. “A ação de prova de filiação compete ao filho, enquanto viver, passando aos herdeiros, se ele morrer menor ou incapaz.”

Parágrafo único. Se iniciada a ação pelo filho, os herdeiros poderão continuá-la, salvo se julgado extinto o processo.”

Nesse entendimento a súmula 301 do STJ afirma:

STJ – Sumula 301

“Em ação investigatória, a recusa do suposto pai a submeter-se ao exame de DNA induz presunção juris tantum de paternidade.”

Com relação ao pedido de alimentos, a obrigação alimentar está fundamentada num interesse superior, que é a preservação da vida humana e a necessidade de dar às pessoas certa garantia no tocante aos seus meios de subsistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (130.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com