TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plantas Medicinais Indicadas para a Cicatrização de Feridas por Agricultoras do Sul do RS

Por:   •  21/2/2016  •  Seminário  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 5

Plantas Medicinais Indicadas para a Cicatrização de Feridas por Agricultoras do Sul do RS

GABRIEL VITOLLA DOS SANTOS1; GABRIEL MOURA PEREIRA2; MANUELLE ARIAS PIRIZ3;RITA MARIA HECK4

1Universidade Federal de Pelotas – gabrielvitolla@hotmail.com

2Universidade Federal de Pelotas – Gabriel_mourap_@hotmail.com

³Universidade Federal de Pelotas – manuelle.piriz@gmail.com

4Universidade Federal de Pelotas - rmheckpillon@yahoo.com.br

1. INTRODUÇÃO

A cicatrização de feridas baseia-se em uma completa e sincronizada cascata de multiplicações celulares interagindo para a reconstituição do tecido (MANDELBAUM; SANTIS; MANDELBAUM, 2003). Em virtude da alta complexidade do tratamento, seu custo farmacológico é excessivo e seu tempo de cuidado é duradouro (MENDONÇA, 2009). No processo de cicatrização de feridas, as plantas, são mencionadas desde a pré-história, sendo utilizados folhas e extratos vegetais, na forma de cataplasmas. Com base no exposto, as plantasmedicinaistornaram-se alternativas de grande relevância para o processo de cicatrização de feridas fazendo parte da atenção à saúde da população.

Pesquisas relatam que 66% da população brasileira não têm acesso aosmedicamentos comercializados, fazendo uso das plantas medicinais como alternativa para suas necessidades de saúde (DI STASI, 2007).

Neste contexto, em 2006, foi implantada a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Sistema Único de Saúde, a fim de incentivar o emprego destas práticas de cuidado nos serviços de saúde (BRASIL, 2006).Em 2009 a Renisus, listou 91 plantas medicinais de interesse ao Sistema Único de Saúde e no ano de 2010, a Resolução da Diretoria Colegiada da ANVISA (RDC) nº 10, listou 66 plantas que podem ser utilizadas para os mais diversos agravos, entre eles a cicatrização de feridas (BRASIL, 2009;2010).

Tendo em vista o grande avanço alcançado pelo governo brasileiro em relação ao uso de plantas medicinais com base científica, torna-se relevante conhecer quais plantas vem sendo utilizadas pela população há várias gerações para o cuidado em saúde, em especial no processo de cicatrização.

Pensando nisso, o objetivo deste estudo é buscar o conhecimento das plantas medicinais para cicatrização de ferimentos na pele por agricultoras do Sul do RS e verificar seu uso na literatura científica.

2. METODOLOGIA

Os dados aqui apresentados fazem parte de um estudo qualitativo, exploratório, embasado no referencial antropológico (GEERTZ, 2011). O local do estudo foi a área rural do município de Pelotas, em um distrito localizado há 50 km da área urbana. Participaram da pesquisa sete mulheres que vivem nesta localidade, todas integrantes de um grupo de mulheres que ocorre na comunidade. Acordou-se que as mulheres indicadas seriam entrevistadas e os encontros foram agendados. Na coleta dos dados, seguimos o método Olhar – Ouvir – Escrever, para registro da observação participante. Realizou-se também entrevista semiestruturada gravada e construção do Genograma e Ecomapa familiar. As plantas medicinais citadas foram fotografadas e georreferenciadas por meio de GPS (Global Positioning System) de navegação. Para identificação botânica foram coletados ramos em fase reprodutiva para preparação de exsicatas. Os dados qualitativos coletados foram analisados por meio de Proposta Operativa (MINAYO, 2010) e as plantas medicinais citadas foram organizadas em tabelas com nome popular, nome científico e forma de uso. Todos os preceitos éticos foram respeitados, atendendo aos princípios da Resolução 466/2012 (BRASIL, 2012). Os participantes da pesquisa assinaram o Consentimento Livre e Esclarecido conforme previsto no protocolo 096/2012 do Comitê de Ética da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Para este trabalho serão utilizados parte dos dados obtidos, os quais se referem ao uso de plantas medicinais para a cicatrização de feridas, e que serão confrontados com a literatura científica.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

        O uso de plantas medicinais foi referido pelas participantes do estudo como a principal forma de cuidado à saúde, que é transmitida intergeracionalmente entre os membros da família. Dentre as 96 plantas citadas, 06 delas podem ser utilizadas para cicatrização de feridas, as quais estão listadas no quadro 1.

Quadro 1 – Plantas medicinais indicadas para o uso na cicatrização de feridas por agricultoras do Sul do RS. Pelotas, RS, 2015.

Nome Popular

Nome cientifico

Forma de uso

Confrei

Symphytumofficinale

Preparar a pomada. Apenas uso externo.

Fedegoso

Senna sp.

Preparar a pomada “Pele”. Não ingerir, apenas uso externo

Iodo

Chelidoniummajus

Faz o chá para lavar a ferida. Uso externo

Folha-da fortuna

Bryophyllumpinnatum (Lam.)

Fazer a pomada. Uso externo

Macaé

Leonurussibiricus L.

Fazer a pomada “pele”. Uso externo

Malva

Malva parviflora L.

Chá. Uso oral

Foram realizadas buscas na literatura cientifica de estudos farmacológicos para confirmação da veracidade dos dados adquiridos sobre o efeito das plantas medicinais citadas.

De acordo com Lorenzi (2008), estudos etnofarmacológicos apontam que as raízes moídas de Symphytumofficinaleapresentam substâncias para uso hemostático, curativo em ferimentos abertos, equimoses e especialmente para o tratamento de fratura dos ossos, adjunto a esta informação, segundo fulanodetal, a planta não é recomendada para uso interno, ou seja, oral, pois refere uma substância tóxica ao organismo.

Segundo Lorenzi (2002), de Senna sp. é usada cataplasma das folhas colocando na região do ferimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (134.3 Kb)   docx (104.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com