TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas Sociais

Casos: Politicas Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

movimentos sociais na construção das politicas publicas?

Segundo o texto o conhecimento é transmitido e assimilado, os aspectos técnicos desenvolvidos fazem parte de um contexto social e politico. E o que se produzem em uma sociedade é resultado de suas próprias exigências e contradições e que assim, o domínio do conhecimento técnico e cientifico confere ao individuo maior consciência de si mesmo e capacidade de intervir de modo qualificado no ambiente.

As relações sociais que se estabelecem na escola, na família, no trabalho ou na comunidade possibilitam que o individuo tenha uma percepção critica de si e da sociedade, podendo, assim, entender sua posição e inserção e inserção social e construir a base de

respeitabilidade para com o próximo.

Ainda segundo o texto modernidade traz a ideia de direitos individuais, pautadas no paradigma do jusnaturalismo – Direito natural, para o qual tais direitos tinham o caráter de atemporalidade e imutabilidade, subsidiando-se, assim, a noção racional de um direito universalmente válido.

Os direitos não são dados, mas conquistados; a garantia formal e legal não implica que a igualdade seja praticada. Os direitos sociais, conquistados no século XX, a partir da luta de classes,vinculam-se ao direito ao trabalho, à educação, à saúde, à aposentadoria e , ao sistema previdenciário.

A capacidade conquistada por alguns indivíduos, ou no caso de uma democracia efetiva por todos os indivíduos de se apropriarem dos bens socialmente criados, de atualizarem todas as potencialidades de realização humanas abertas pela vida social em cada contexto historicamente.

A cidadania é assumida aqui, portanto, como algo que se constrói Permanentemente, que não possui origem divina ou natural, nem é fornecida por governantes, mas se constitui ao dar significado ao pertencimento do individuo a uma sociedade, em cada fase histórica.

No mundo contemporâneo, o conceito de cidadania envolve complexos de direitos e responsabilidades sociais.

O aumento hipotético de liberdade pessoal em função aumento de acesso às informações e de poder de escolha centrado no indivíduo coincide com o aumento da fragilização do poder de decisão pelo coletivo, uma vez que não conseguem traduzir as preocupações pessoais em publicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com