TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas Públicas: Uma Revisão da Literatura

Por:   •  4/11/2021  •  Artigo  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA

SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Caderno Sociologias, Porto Alegre, n. 16, p.20-45, jul./dez. 2006.

Celina Souza (2006) em seu artigo intitulado como: “Políticas Públicas: uma revisão da literatura” de forma sucinta e impessoal, com o intuito de tratar os principais conceitos e modelos de análise de políticas públicas, nele ela faz um apanhado das diferentes vertentes das teorias e das análises sobre o tema.

Na introdução a autora expõe o ressurgimento da importância desse campo de saber que é a política pública e todo o ciclo até sua fase final, elencando três fatores que contribuíram para essa maior visibilidade, sendo eles a adoção de agendas restritivas de gastos, as novas visões sobre o papel governamental e por último que tem relação mais com as democracias recentes é o fato de que nelas ainda não houve formação de coalizões políticas capazes de equacionar as questões de políticas públicas.

A respeito das razões do artigo a autora diz que sua intenção é minimizar as lacunas da escassa tradução e fazer um aparato das principais formulações teóricas e conceituais. O texto é dividido em duas partes, a primeira introduz os leitores aos principais conceitos, modelos e tipologias e a segunda traz a discussão sobre a possibilidade do uso na prática da leitura neo-institucionalista à análise das políticas públicas. Abrindo assim possibilidades de discussão e ideias relacionadas ao tema.

Como ponto de partida a ela explica a origem e ontologia, fala sobre a política pública enquanto área de conhecimento. O surgimento da política pública como objeto de estudo acadêmico se deu nos Estados Unidos, que diferente da tradição europeia que se concentrava mais na análise do Estado e suas instituições, nos EUA os estudos surgiram com a proposta de enfatizar as ações dos governos.

Houveram alguns pressupostos para que a área das políticas públicas se consolidasse partiu do pressuposto analítico de que as ações ou inações do governo poderiam ser objeto de formulações cientificas e analisadas por pesquisadores independentes, assim a disciplina que nasceu subárea da ciência política acaba por traçar uma terceira no estudo da política. Toda essa explicação perpassa pelos autores cujo os ideais foram marcos para a história da ciência política, autores como Madison que estudava as instituições como fundamentais para o controle da natureza humana, Paine e Tocqueville que acreditavam que as organizações locais e a virtude cívica como fontes de um bom governo e a terceira via supramencionada é os das políticas públicas agora como um ramo da ciência política que serve para entender a razão pela qual o governo faz ou deixa de fazer determinadas ações.

O artigo situa de forma histórica o uso das políticas públicas na área governamental de faro, que foi durante a Guerra fria e da tecnocracia aonde percebeu-se uma ferramenta de enfrentamento de suas consequências. Robert McNamara foi o introdutor em 1948 com a RABD Coporation, uma ONG (Organização não governamental) financiada por recursos públicos e precursor das think thanks (uma organização que procura alternativas para problemas que afetam uma parcela significativa da sociedade ou alguma minoria em específico). Ela buscava demostrar que as decisões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com