TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque ler classicos

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Faculdade de Direito

“POR QUE LER OS CLÁSSICOS”

Trabalho entregue para composição de N1 de TDAIII sobe supervisão da Profª Andrea Chiesa.

Camilla Valério Schultz

RA: 3900620038

CAMPO GRANDE – MS

26 de março de 2013

Ler um livro considerado “clássico” é importante para todos, pois só assim estaremos integrando passado, presente e futuro. Só lendo um livro clássico conhecemos um pouco mais de nossa história, da história da literatura e da sociedade. Livros clássicos trancedem eras, vão além do tempo, fazem com que seus leitores literalmente viagem no tempo.

Imaginar que uma criança vá ler a mesma história que sua mãe ou sua avó leu quando criança pode parecer distante e impossível, mas exatamente por existir a leitura de clássicos, é que até mesmo as crianças de hoje que podem parecer um pouco mais “alheias” a leitura, conhecem a história de trás pra frente. E é exatamente aí que precisamos chegar. O passado, o presente e o futuro se unindo.

Clássicos são livros que mesmo com o passar dos anos continuam fazendo o mesmo “sucesso”, são livros que nunca param de ser vendidos e lidos. São livros que conseguem se impor como inesqueciveis, são livros que deixaram sua “marca” no passado e continuam deixando até a atualidade. Clássicos são livros que, por mais que outros livros surjam, aquela história em sí nunca vai sumir da mente de seus leitores.

Um grande exemplo de um livro clássico, que como já dito, une passado, presente e futuro e perpetuou sua história através dos anos, e jamais foi ofuscado por qualquer outro livro lançado desde o seu lançamento é o “Pequeno Príncipe”, de Antonie de Saint-Exúpery, 1943, França.

O livro conta a história de um homem que começa se recordando de seus desenhos na infância, e de como os adultos não conseguiam entender seus desenhos. Quando cresceu, virou piloto, pela frustração de sempre mostrar seus desenhos e nunca ninguém entender. Em certa viagem, seu avião estragou e caiu no deserto de saara, então o rapaz lá adormeceu. Quando acordou na manhã seguinte ouviu a voz de um pequeno rapaz de cabelos loiros, o Pequeno Príncipe. Ao mostrar-lhe os desenhos, sem a menor dúvida, o Pequeno acertou todos os significados.

Depois disso, o príncipe conta sua história, sobre como vivia em seu pequeno planeta (que era do tamanho de uma casa), e que lá havia um baobá muito grande, e que necessitava de um carneiro para comer tal baobá.  Contou também, o Pequeno Príncipe, sobre suas viagens a outros planetas, em que conheceu rei, um vaidoso, um bêbado, um homem de negócio, um acendedor de lampião, um velho geográfo, e por último visitou o planeta Terra e conheceu uma serpente, que prometeu-lhe mandar de volta a seu planeta com uma picada, pois assim seu ficaria mais leve e poderia retornar a sua casa. Um dia após ter levado a picada e partido, o piloto mesmo chateado com a partida de seu amigo, ficou feliz por ver que seu corpo já não estava mais lá, e por esta razão, certamente deveria ter voltado ao seu planeta como ele queria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (148.5 Kb)   docx (46.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com